Notícias

O design das fitas dos anos 80 recriados em um projeto

O som do rebobinamento, a alegria de assistir a um vídeo de música ou um filme, ficar chateado por descobrir que sua mãe gravou uma aula de ginástica sobre seus desenhos animados japoneses super-raros.

Pois é, nos anos 80 era somente assim que os jovens daquela época tinham acesso a conteúdos que não eram exibidos na TV aberta. E para relembrar esse tempo, o designer Matheus Lopes, de Belo Horizonte, recriou o design de algumas capas de fitas que eram comuns na época.

O projeto surgiu por causa da sua paixão por objetos retrôs, entre estes objetos estavam as fitas de vídeo, que chamavam a atenção do designer ainda quando criança.

“Primeiramente tive uma ideia pra reinventar uma dessas capas (que posteriormente ganhou um concurso sobre anos 80 no threadless.com). Depois, pesquisando mais sobre essa estética, vi que existia espaço pra criar uma série de imagens seguindo a mesma linha”.

Quais foram suas referências/inspirações?
As referencias são bem claras e óbvias, as capas de fita k7 virgens. Na verdade, eu diria que metade ou mais desse projeto consistiu mais na investigação de como essa estética era construída, quais eram os elementos que caracterizavam ela, e da tipografia que era usada nas mesmas, do que um trabalho propriamente de apropriação de um estilo/criação.

Eu não tentei criar capaz próximas às que existiam, eu tentei quase ‘restaurar’ as capas, mas com um pequeno toque nos textos e logos, fazendo um ode aos anos 80. Existe uma segunda parte desse projeto, que ainda não conclui, que ai sim, me dedico a criar capas originais, seguindo a mesma linha

Quais foram os processos e técnicas utilizadas?
A concepção do projeto foi toda feita no illustrator, e posteriormente importada pro photoshop com a finalidade de adicionar texturas e ruídos. O processo envolveu muita pesquisa sobretudo na parte tipográfica

Você chegou ao resultado esperado?
Acredito que sim! Ainda espero concluir a segunda parte do projeto. Mas do que tenho pronto acho que alcancei o resultado que tinha em mente. 🙂

Confira as peças produzidas pelo designer mineiro:

Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 8

Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 2

Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 12
Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 5

Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 10
Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 3

Memória dos Anos 80 - Design das Fitas K7 11

Para ficar mais por dentro dos nossos conteúdos, não esqueça de curtir nossa fanpage no Facebook.

Mais lidas

INÍCIO