Dicas

Como salvar imagens de alta qualidade para redes sociais

Ao desenvolver qualquer trabalho, é muito importante saber qual a aplicação futura do mesmo, seja para impressão ou para a Web. Redes sociais possuem diferentes tamanhos de postagens ou de perfis, algo que deve ser observado com bastante atenção, entre eles, esquemas de cores, resolução e qual formato de imagens deve ser usado.

Vamos explicar como salvar a sua imagem para a internet, principalmente para as redes.

Esquema de cores

Sempre que realizar um trabalho com o intuito digital, ou seja, para ser reproduzido por uma tela, o esquema de cores correspondente deverá ser o RGB, ao abrir o aplicativo editor de imagens, é possível escolher entre ele e o CMYK (esquema utilizado para impressões).

Resolução ideal

Um pensamento comum é o de quanto maior resolução, melhor a qualidade. De certa forma podemos pensar assim, mas para redes sociais e sites em geral, a resolução deverá ser de 72 DPI e não é recomendável que ultrapasse 1MB de tamanho. Pois esta irá manter a qualidade da imagem e não a tornará um arquivo pesado, problema comum em que o site demora a renderizar o arquivo, para exibição.

Escolha o formato ideal

Ao salvar o seu documento, lembre-se de escolher um formato ideal. Existem três tipos principais: O JPEG, O GIF e o PNG, sendo o último o mais recomendado.

O formato JPEG é muito utilizado por fotógrafos, pois como as lentes profissionais capturam imagens com muita resolução, os arquivos tendem a serem pesados, com isso ele comprima as imagens, também fazendo com que perca detalhes. Muito utilizado para impressões.

O GIF é um formato antigo, assim como o JPEG, mas age diretamente com a internet, ele emprega a mesma compressão, mas com menos perdas. Isso não quer dizer que é o arquivo ideal, pois por mais que tenha mais qualidade para Web, ainda assim sua conversão é para 8 bits, fato que faz com que a imagem possa sofrer uma alteração de cor ou distorção. Este formato também permite animações, limitando cada frame às 256 cores pré-selecionadas.

Já o PNG é conhecido por ser aquele tipo de imagem transparente, ou seja, com fundos recortados. Mas quando falamos de internet, o PNG ainda reina soberano. O PNG é um formato excelente para gráficos na internet, oferece suporte à cor 8-bit como o GIF, mas também à cor RGB 24-bit, como o JPG. Ele faz isso sem perdas, comprimindo as imagens fotográficas sem degradar a qualidade. Ele pode ser considerado o mais pesado dos três, mas depende do arquivo que você está criando e isso pode ser configurado pelo software utilizado.

Vamos mostrar como salvar PNG-24 bits no Adobe Photoshop CC 2017.

  • Abra o arquivo: Clique em arquivo > abrir > escolha a imagem.
  • Clique em salvar para Web: Faça o trabalho na imagem > vá em arquivo > exportar > salvar para Web.
  • Escolha o formato ideal: Na parte superior direita, escolha o formato PNG-24 e mantenha marcada a opção “Transparência”, caso seu arquivo seja recortado.
  • Escolha a visualização do arquivo: Abaixo fica a opção, geralmente a marcação assinalada fica em “cor do monitor”, altere para “Usar perfil do documento”. Assim reduzirá alterações de cores.
  • Escolha o tamanho da imagem: Na parte inferior direita, aparece a opção de largura e altura do seu arquivo. Altere como achar melhor.
  • Escolha a qualidade: Recomendamos utilizar a qualidade “bicúbica mais nítida”, pois é a que melhor preserva os detalhes, mas atenção que esta torna seus arquivos mais pesados. Deixe-a marcada somente quando realmente o arquivo necessitar.
  • Fique atento ao peso do arquivo: Na parte inferior esquerda, ficará o peso do arquivo, não deixe o arquivo ficar muito pesado, caso aconteça, altere as informações anteriores.

Logo após é só salvar o arquivo na pasta imagens.

 Até a próxima dica 😉

Mais lidas

INÍCIO