Notícias

O projeto final do emblema de Paris 2024

Desde 2016 noticiamos sobre os projetos de design para os Jogos Olímpicos de 2024. Naquele ano, trouxemos as propostas de Budapeste, Los Angeles, assim como, falando da proposta da cidade que acabou sendo escolhida: Paris.

Agora, após mais de três anos, o projeto final foi divulgado pelo Comitê Olímpico no último dia 21 de outubro e o novo design reúne três símbolos icônicos ligados ao esporte, os Jogos e a França – a medalha de ouro, as chamas olímpica e paralímpica e Marianne.

Conceito
O emblema adota a forma e a cor da medalha mais bonita de todas para expressar um dos principais valores do esporte: a busca pela excelência.

Esse mesmo compromisso também informa todos os passos que Paris 2024 está dando na organização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris 2024, para que possa cumprir as promessas que fez de organizar Jogos diferentes, fundamentados, sustentáveis ​​e inclusivos.

Outro elemento que se destaca no emblema são as chamas olímpicas e paralímpicas, que faz um convite a sonhar, a se engajar e a criar novas formas de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Portanto, reflete a energia única dos Jogos, que reúne pessoas e impulsiona soluções.

Segundo o Comitê Oficial, os Jogos ajudarão a melhorar a vida dos habitantes da região de Seine-Saint-Denis, fornecendo infraestrutura útil a eles: bairros ecológicos, através da conversão das aldeias dos atletas e da mídia em moradias, e a criação de instalações esportivas locais, como como o Olympic Aquatics Center.

Por último, Marianne. Com seus traços femininos, o emblema de Paris 2024 presta homenagem a uma mulher que é um símbolo nacional francês conhecido em todo o mundo.

Ela encarna o espírito revolucionário que infunde os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e encapsula o desejo de trazer as competições para fora do estádio e para o coração da cidade. “Uma figura familiar que está em toda parte na vida cotidiana do povo francês, ela também é um lembrete de que esses Jogos serão Jogos para todos, jogos que pertencerão ao povo. Seu rosto também é uma homenagem às atletas do sexo feminino e um aceno para a história, como foi em 1900 nos Jogos Olímpicos de Paris que as mulheres foram autorizadas a competir pela primeira vez”, divulgou o Comitê.

O presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, Pierre-Olivier Beckers-Vieujant, comentou que o emblema reflete sua visão e o desejo de colocar as pessoas no centro dos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. “A combinação da medalha de ouro, da chama olímpica e Marianne reúne os valores, a história e o toque francês que tornarão esses Jogos Olímpicos verdadeiramente especiais”, comenta.

“Acredito que esse design inovador será rapidamente reconhecido em todo o mundo e será um maravilhoso cartão de visita para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024”, acrescentou.

Mesmo emblema para Jogos Olímpicos e Paraolímpicos
Pela primeira vez, o emblema será o mesmo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, apenas diferenciados pelos anéis olímpicos ou pelos agitos paralímpicos, que aparecerão embaixo.

O logotipo também presta homenagem a Paris como cidade sede dos Jogos, pois, segundo o Comitê, suas linhas puras e discretas e seu tipo de letra original inspiram-se no Art Deco, o primeiro movimento artístico completo, que atingiu seu auge nos Jogos de 1924 em Paris. Ele expressa o quão orgulhoso o país está de receber o mundo em sua capital em 2024.

Agora que você já está mais por dentro do design de Paris 2024, confira aqui o projeto completo.

Mais lidas

INÍCIO