Dicas

Sonda.me: site de armazenamento em nuvem

O envio de grandes arquivos através da internet é um fato recorrente para profissionais dá área de criação e comunicação, visto que os e-mails convencionais não suportam anexos com mais de 25 ou 50 MB. Isto faz com que vários usuários procurem alternativas.

Dentre estas, temos as famosas nuvens, como o Onedrive, Dropbox, Mega, Google Drive e outros, mas sempre sendo preciso um cadastro para utilização do serviço.

Uma alternativa que encontramos foi o site Sonda.me, que também serve para envios com arquivos pesados e é um daqueles links para deixarmos salvo nos favoritos, pois a sua utilização é bem simples e eficiente.

Testamos a plataforma e ela conta com uma capacidade razoável de 5 GB, interface bem intuitiva e simples, além de não ser preciso nenhum cadastro obrigatório.

Para ter acesso aos arquivos enviados no site, o usuário deverá utilizar o mesmo computador, pois o Sonda.me acessa o IP do mesmo para identificação. Também é possível criar um login, para armazenamento de arquivos, que possam ser acessados de diferentes dispositivos, parecido com o que já acontece em outras nuvens.

Feito o upload, é possível inserir uma senha no documento, assim evitando que qualquer pessoa que venha a receber, possa abrir.

Para enviar o arquivo por e-mail, basta clicar sobre e escolher “compartilhar”, logo após será aberta uma janela para identificação do nome e destinatário.

O serviço manterá seus uploads disponíveis no site por até 24 horas, logo após desaparecerá. O Sonda.me é leve, simples e muito útil. Caso você conheça outra plataforma, comente aqui para nós para cada vez mais trazermos novas ferramentas úteis aos designers. 😉

Mais lidas

INÍCIO