Dicas

Principais formatos de arquivos para imagens digitais

Com tantos formatos de imagem digital diferentes por aí, acaba ficando complicado entender qual é o tipo mais adequado para cada aplicação, não é mesmo?

Por isso, reuni aqui uma pequena lista com os principais formatos utilizados para não haver mais dúvidas. E também poder explicar para os seus clientes o porquê de cada arquivo enviado a ele. 😉

Mas antes de falar sobre cada extensão, é preciso explicar a diferença entre os dois tipos de imagens existentes: Bitmap x Vetoriais.

Bitmap – São imagens compostas por um mapa de pontos (pixels). Esses pixels são pequenos quadrados individuais que quando unidos compõem uma imagem. Imagens de alta resolução geram arquivos grandes.

Vetoriais – São imagens formadas através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas, polígonos, textos, formas preenchidas, etc. Podem ser editados separadamente, ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade. Geram arquivos menores.

bitmapXvetor


 

Voltando aos formatos dos arquivos, é importante saber que cada uma das extensões possui características próprias, sendo indicadas para situações diferentes. Conheça os mais comuns utilizados atualmente e quais as suas características principais:

 

Vector Smart ObjectJPEG (Joint Photographic Experts Group)

Formato de imagem bitmap padrão da grande maioria dos usuários, possui uma altíssima taxa de compressão capaz de fazer com que imagens de boa resolução ocupe poucos KB em disco, mas isso só é possível porque a compressão joga fora parte da qualidade.

Em vários casos, em especial nas páginas da internet, o tamanho menor do arquivo supera a desvantagem da perda de qualidade, mas este não é o formato recomendado para quem deseja fidelidade nos detalhes de suas fotos e imagens. Isso não torna o JPG ruim, já que possui um excelente nível de compressão – ele apenas é menos indicado para essas situações.

É importável na maioria dos programas: como Word, Excell, PowerPoint, etc… assim como é bem aceito nas plataformas de redes sociais.

 

Vector Smart Object-1PNG (Portable Network Graphics)

Formato de imagem bitmap que suporta milhões de cores, fundo transparente e compressão sem perdas. Somente salva com cores em RGB, por isso é o formato mais utilizado para internet e meios digitais. E não é adequado para impressos.

É importável na grande maioria dos programas: como Word, Excel, PowerPoint, etc… assim como é bem aceito nas plataformas de Redes Sociais.

 

Vector Smart Object-2PSD

Formato de imagem bitmap nativo do software Photoshop. Suporta o uso de camadas e com isso preserva todos os recursos utilizados do Photoshop (camadas, efeitos, máscaras etc.) durante o tratamento e/ou manipulação de uma imagem.

 

Vector Smart Object-3TIFF

Formato de imagem bitmap muito utilizado em aplicações profissionais para edição e impressão. Garante grande quantidade de cores e excelente qualidade de imagem, porém gera arquivos mais pesados. O formato TIFF suporta o uso de camadas, isto é, podendo-se utilizar versões diferenciadas da imagem a ser trabalhada em um único arquivo.

 

Vector Smart Object-4EPS

Arquivo padrão de imagens vetoriais. Pode ser aberto em softwares gráficos e de desenho, como PhotoShop, CorelDraw, Illustrator, etc.

 

Vector Smart Object-5AI

Arquivo nativo criado pelo software Adobe Illustrator de imagens vetoriais.

Pode ser aberto no Illustrator e importável em outros softwares gráficos e de desenho, como Photoshop, CorelDraw, InDesign, etc.

 

Vector Smart Object-6CDR

Arquivo nativo criado pelo software Corel Draw de imagens vetoriais.

 

Vector Smart Object-7SVG (Scalable Vector Graphics)
Formato livre (sem vínculos com qualquer empresa / marca), o SVG é um formato vetorial que pode ser reconhecido pela maior parte dos navegadores web modernos. Sendo assim, você pode usar esse formato no seu website, blog etc. Este formato tem se popularizado de forma rápido por seu tamanho ínfimo e a sua escalabilidade infinita.

Serve tanto para figuras estáticas quanto para imagens animadas.

Redes sociais ainda não suportam o upload deste formato.

 

Vector Smart Object-8PDF (Portable Document Format)

Formato de arquivo criado pela empresa Adobe Systems para que qualquer documento seja visualizado, independente de qual tenha sido o programa que o originou.

Por exemplo, um documento criado no Microsoft Word quando é convertido para o formato PDF, poderá ser visualizado em outros dispositivos de forma idêntica ao documento original, independente do usuário ter ou não o programa Word instalado.

A grande vantagem dos arquivos PDF é a capacidade de manter a qualidade do arquivo original, seja um texto ou uma imagem.

Pode ser aberto no Illustrator e PhotoShop. É importável em outros softwares gráficos e de desenho, CorelDraw, InDesign, etc.

Mais lidas

INÍCIO