Entrevistas

Livro digital infantil traz a experiência do papel às telas

Página inicial do projeto digital interativo (Foto: Reprodução).

Um sobrinho, um limão e design.

Foi com a combinação desses três elementos que o designer Hélder Nóbrega, de 30 anos e morador de Osasco/SP, fez um projeto totalmente voltado ao público infantil: “O Limão Sebastião”, um livro infantil que conta a história de um limão descobrindo os sabores da vida. Se antes as crianças liam mais por meio de livros, hoje já é possível opções mais modernas, como o projeto de Hélder, que contou com o apoio de outros profissionais.

Ele, que atua há pelo menos 10 anos na área do design, tem trabalhado mais com vídeo, motion design e pós-produção de modo geral. Um dos principais motivos dessa mudança da área gráfica é devido à atuação nas criações do núcleo de novelas infantis do SBT.

Antes de ler a entrevista, confira o trailer do projeto que iniciou em 2014:

DCon: Como surgiu a ideia do projeto? E qual a finalidade dele?
O projeto surgiu com a ideia de fazer um livro infantil para presentear meu sobrinho. Sempre gostei de escrever, então fiz um pequeno poema e aproveitei para praticar ilustração e design.

limao_roughs

O processo de criação da obra interativa (Foto: Reprodução).

DCon: Além de você, quem mais participou do projeto e de que maneira?
No início era um projeto só meu, mas apresentei aos meus sócios na Mellon (produtora de animação e vídeo) e resolvemos produzir um aplicativo. Para produzir o livro nesse formato digital, contei com a ajuda de Ricardo Lima na programação e Rogério Sales, que produziu a trilha sonora e sonoplastia. Além da locução de Marcela Banduk, vozes de Bill e Cris Szilagyi, e o David Oliveira, que me ajudou com os vídeos de divulgação.

mosaico-youtube

Cenas feitas para o livro (Foto: Divulgação).

DCon: Quanto tempo demorou o processo de criação?
O processo todo levou pouco mais de um ano, mas foi bem diluído. Como produzi a parte gráfica toda sozinho, tive algumas pausas, pois só conseguia produzir no tempo livre. Fui anotando numa planilha quantas horas trabalhei para ter uma noção do quanto valeria um trabalho desse. No total, entre trabalho de roteiro, concept art, storyboard, ilustração, finalização, interface e identidade visual deu algo em torno de 250 horas. Depois teve todo o trabalho de trilha e programação, que foi terceirizado. Além disso, vídeos e material de divulgação que contei com grande ajuda de amigos para finalizar!

01_sebastiao-model-sheet

Parte do produto elaborado por Hélder (Foto: Divulgação).

DCon: Por que uma história de um limão?
Boa pergunta (risos). Eu comprei um ukulelê (aquele violãozinho havaiano) e compus algumas coisas. Fiz uma música sobre um tal de Sebastião, um limão que se apaixonaria pela lua. Quando pensei em escrever um poema pro livro infantil, aproveitei o mesmo personagem. Fui brincando com as palavras e a história apareceu.

Assista ao Making Of do projeto

DCon: É o seu primeiro projeto para público infantil?
Projeto pessoal, sim. Já produzi um curta-metragem em animação, mas não era 100% infantil. Atualmente trabalho com novelas infantis do SBT, no departamento de criação visual.

DCon: Você já está tendo resultados com a divulgação do seu trabalho, já que o projeto é disponibilizado gratuitamente?
Tive um retorno pequeno, mas considerável. Muito legal ver as crianças se divertindo com o aplicativo. Ainda pretendo que a história do limão se espalhe o máximo possível. Fiz pela experiência de produzir, mas quero que ele seja visto também. Tenho muito carinho pelo Limão Sebastião.

Este foi o primeiro Cases do Mercado do Design Conceitual, uma série com profissionais da área criativa brasileira. Em nossa próxima entrevista, você irá conferir como surgiu o site Design Culture, com o professor e fundador Iran Pontes.

Mais lidas

INÍCIO