Imagine você no início da carreira. Primeiros trabalhos, experiências e ideias. Como não possui ainda todo o conhecimento referencial relacionado à área, acessa sites com conteúdo de seu interesse para poder se aprimorar e iniciar a carreira de designer.
Nos últimos anos, as listas de tendências das técnicas aplicadas no design e publicidade se tornaram populares em sites de conteúdo relacionados à criatividade. Inclusive, no fim de fevereiro, publicamos uma lista de Tendências de logos e tipografia para 2017.
Se por um lado ter o conhecimento do que é mais aplicado em grandes projetos pode mostrar o cenário do design, por outro, pode confundir iniciantes, fazendo com que discussões sejam feita na área: as tendências devem guiar os projetos? Estas listas agregam conhecimento para os designers iniciantes?
Conversamos com três profissionais de design de diferentes cidades do Brasil para saber qual é a opinião deles a respeito do assunto.
Willian Amphilóquio é designer gráfico há pelo menos seis anos, graduado e mestrando em design. Segundo ele, tendências podem ser guias, mas não regras para projetos em design.
“A tendência é um estilo momentâneo, mas não é uma regra. Tudo irá depender do seu público e das suas necessidades”, comenta.
Ele conta que, na verdade, o projeto irá depender do público e das suas necessidades. Ou seja, a construção de um caminho coerente entre o produto e o cliente. “O designer às vezes é muito orgulhoso e acredita que é ele quem deve definir tudo sozinho e decidir pelo cliente e/ou pelo público, mas as as coisas nem sempre são dessa forma, por isso, é necessário se adaptar e entender muito bem para quem você está projetando”, opina.
O designer ainda afirma que os princípios para a construção de um produto são quase sempre os mesmos – eles evoluem, claro –, mas o estilo adotado, não. “Teste sempre, e esteja preparado para as mudanças”, diz.
É o que acredita também o artista gráfico Morandini. Ele conta que a velocidade com que a comunicação e as trocas de informação acontece hoje faz com que surjam e desapareçam tendências no mesmo ritmo.
“O que é ‘in’ agora pode estar ultrapassado em questão de dia”, diz.
Atrelar o projeto às reais necessidades do cliente e, ainda mais importante, direcionar o design ao público a que se destina confere ao profissional para uma maior legitimidade e um ‘prazo de validade’ do resultado final. “São aspectos que devem ser considerados, pois estará comprometido com a essência e não com uma moda estética efêmera”, comenta.
Entretanto, há exceções. Morandini afirma que podem haver casos em que o projeto realizado para um determinado evento ou projeto tenha uma temporalidade e demande de uma abordagem tão específica e propositadamente efêmera quanto uma certa tendência estética ou cultural.
Um exemplo que pode ser utilizado desse tipo de aplicação é o evento Gampi Design, realizado em outubro do ano passado, com um conceito futurístico.
Quem está no ambiente acadêmico também acredita na ideia de que tendências podem contribuir, mas não são uma regra aos trabalhos, como é o caso do acadêmico de design pela Uniritter, Gianlucca Segatto.
“Muitos desses projetos parecem ter sido feitos de designer pra designer, sabe?! Não são verdadeiramente funcionais, apenas impressionam por tomarem receitas que já demonstraram o mesmo efeito”, critica.
Para a melhor elaboração de projetos, algumas ideias de Dieter Rams são referência na área e podem ajudar você a tirar essas dúvidas:
1. Inovador
As possibilidades para inovar não podem ser esgotadas. O desenvolvimento tecnológico sempre estará oferecendo novas oportunidades para um design inovador. O design criativo se desenvolve em paralelo com o aprimoramento da tecnologia.
2. Torna o produto útil
Um produto nasce para ser útil. Ele não tem que satisfazer apenas a funcionalidade, mas também a critérios psicológicos e estéticos. O bom design enfatiza a utilidade de um produto e descarta qualquer coisa que vai contra.
3. É estético
A qualidade estética de um produto compõe com a utilidade porque eles estarão presente no cotidiano das pessoas, por isso, podem afetá-las no seu bem-estar. Apenas objetos bem executados podem ser bonitos.
4. Torna o produto compreensível
Deixa claro como é a estrutura do produto. Além disso, faz com que o produto expresse como funciona, fazendo o usuário o utilizar intuitivamente. Outra hipótese é o objeto ser autoexplicativo.
5. Não é obstrutivo
Produtos que são criados para um propósito são como ferramentas. Não são objetos decorativos nem peças de arte. Neutro e restrito, ele abre caminho para que o usuário o utilize.
6. Honesto
Ele não faz um produto mais inovador, poderoso ou valioso do que realmente é. Ele não tenta manipular o usuário com promessas que não pode cumprir.
7. Durável
Ele evita ser fashion, para nunca parecer ultrapassado. Ao contrário do design de moda, pode durar muitos anos, mesmo com as rápidas mudanças da sociedade atualmente.
8. É meticuloso até o último detalhe
Não há nada nele arbitrário ou deixado por acaso. Cuidado e precisão no processo de design mostra respeito com o consumidor.
9. Amigável ao meio ambiente
O design faz importante contribuição para preservação do meio ambiente. Ele conserva recursos e minimiza poluição física e visual durante todo o seu ciclo de vida útil.
10. É o mínimo design possível
Mínimo, mas melhor, porque se concentra nos aspectos essenciais sem se sobrecarregar com os não essenciais. Se volta para a pureza e para a simplicidade
Dicas de referências
É bom compreender que nem tudo que está no Behance ou Dribble são projetos de qualidade – mesmo aqueles que são certificados pelas plataformas. Isso é o que acredita Diego Maldonado, tipógrafo, type designer e co-apresentador do canal DiaCrítico.
Diego conta que uma boa dica para elaborar projetos é observar soluções feitas para necessidades parecidas às que você tem. Além disso, é uma forma de fazer com que seus trabalhos se tornem mais autênticos.
Outra dica dada pelo tipógrafo é observar a história mais antiga do design, mesmo com as mudanças de plataformas.
“Conceitualmente layout é layout, tipografia é tipografia e design é design”, afirma.
Alguns livros que existem em português e estão na biblioteca pessoal do profissional podem ser úteis em projetos, entre eles:
A Cosac Naify é uma editora que fechou as portas em 2015, por isso é bom garantir os livros antes que esgotem.
Uma última dica dita pelo profissional é ficar atento às referências indiretas ao seu projeto. “Às vezes a coleção de uma marca de moda, aquele arquiteto dos anos 50, aquele pôster de filme dos anos 30, aquela obra do Renascimento ou mesmo a pichação no muro perto da sua casa pode trazer algo interessante, por exemplo”, conclui.