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Marcas Vivas

Sem Título-12

Vender produtos ou serviços tornou-se uma tarefa difícil. Seja pela crise, concorrência excessiva ou mercados cada vez mais saturados. O consumidor está mais crítico e analítico, gasta horas pensamento e medindo o desejo de compra.

Grandes e pequenas marcas disputam seus clientes aos tapas, ou melhor dizendo, no preço. Talvez a estratégia mais utilizada no mercado seja a popularmente conhecida “guerra do preço”. Empresas de segmentos parecidos oferecem descontos enormes como chamativo para o cliente, na esperança de que um primeiro contato fará o mesmo se apaixonar pela marca.

Há empreendedores que concordam e outros que discordam com a diferenciação por preço, afinal, desconto muito alto significa menos dinheiro no bolso do empresário.

É interessante notar que muitas empresas e startups principalmente, estão indo no caminho contrário a essa estratégia, elas entenderam que a melhor diferenciação não é o preço, mas a própria marca.

A experiência com o produto e a marca são o próprio fator de diferenciação. Um exemplo é a Apple, que mantem o preço dos seus produtos alto e mesmo assim, na época do lançamento tem filas quilométricas e tudo isso porque a experiência de abrir um caixa e tirar seu Iphone de dentro é diferente de qualquer outro aparelho.

No segmento de startup, a Uber se destaca por dar vida ao seu serviço e principalmente à marca. Em datas comemorativas ou em lançamentos a empresa está sempre surpreendendo os usuários da plataforma com ativações de marca diferentes, seja, táxis no estilo Mad Max, Motorista vestidos de caveira no Halloween ou carros com temática do Star Wars. Com estratégias criativas a Uber transformou uma simples viagem de carro em uma experiência.

A experiência com a marca é o melhor investimento que uma empresa pode fazer, essa também será sua estratégia de diferenciação.


O conjunto de estratégias que levam o usuário a ter um contato mais “vivo” com a marca é chamado de Live Marketing.

O interessante de optar por uma estratégia de live marketing é que na maioria das vezes estamos falando de ações locais com alcance global, ou seja, são vídeos ou fotos produzidas em pequena escala em determinada região que no momento que encontram a internet são viralizadas.

É o caso das séries de ações que o Burguer King vem desenvolvendo ultimamente, como o dia da paz, ou os brinquedos eróticos no dia dos namorados, são ações baratas com alcance mundial.

A estratégia rege as experiências com a marca no Live Marketing. As ideias mais simples são ideais para levar o público a sentir e experimentar os valores, discursos e conceitos que sua marca prega, como é o caso recente da Netflix e o seu maior vídeo de spoiler do mundo.

Em um mercado cada vez mais competitivo a experiência com a marca pode ser o fator determinante na venda, afinal, marcas inovadoras passam mais tempo na mente do consumidor.

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