Notícias

Tendências para logos e tipografia em 2017

Após publicarmos na última semana, as principais tendências para o Web e Gráfico Design, nesta semana trazemos as principais técnicas que estão em alta na tipografia e nos logotipos.

Nossa lista começa com as tendências para logotipos. Essas técnica foram apontadas em um projeto feito por três designers e que tem tido grande repercussão no Behance.

Minimalismo
Podemos começar a lista com uma técnica que tem sido utilizada acompanhada pela simplificação trazida pelo Flat Design nos últimos anos. Apesar de novas versões de técnicas como o Semi Flat Design e o Material Design, o minimalismo consegue se encaixar, dominando boa parte das marcas.

Minimalismo Tendências Design 2017

Escrita à mão
Esta é uma tendência que tem sido o centro das atenções por alguns anos e agora é perfeitamente adequada para um negócio “moderno”. Este estilo é bem comum na área de café-restaurante, barbeiros ou arte e artesanato, principalmente os que possui estilo vintage.
Handmade lettering Feito à mão logotipo Design

Espaço negativo
Tendência antiga, mas que tem sido aliada ao Flat Design nos últimos anos. Segundo o levantamento, esta técnica só tem a crescer em 2017, por isso é definitivamente algo vale a pena ficar atento.
Espaço Negativo Logotipo Design

Line art
Menos comum atualmente, esta técnica tem surgido aos poucos e ganhado espaço em clientes com negócios mais conceituais e que gostam de brincar na fusão entre o estilo “velho” e “novo”.
Line Art Design

Pattern
Padrões são uma nova tendência e esta repetição é uma forma única de fazer um negócio se destacar. Mais comum na web, esta tendência original também pode ser usada na apresentação do logo.

Pattern Design

Logos animados
A chegada da web na identidade visual acrescentou o motion design. E por isso, para se manter uma presença em todos os ambientes, a técnica traz recursos que agregam mais valor às marcas.

 

Degradê
Esta tendência iniciou no ano passado com grandes empresas e parece que se tornou um tipo de tendência. Transições de cores estão em todo lugar este ano – mesmo em logotipos.

 Degradê

Fotografia em logos
A mistura de imagens com a tipografia está em alta agora, segundo o levantamento. Eles trabalham muito bem juntos e criam um contraste no projeto final.

fotografia em logos

Tendências de tipografia

Depois de apontarmos as principais técnicas utilizadas atualmente no cenário mundial, a tipografia é outro elemento importante que compõe não somente o logotipo, mas praticamente todos os tipos de projeto de design e publicidade.

Tipografia grande e com negrito
A primeira das técnicas apontadas é a utilização de forma criativa de tamanhos grandes e o estilo negrito nos trabalhos.
Tipografia grande

Degradê na tipografia
Seguindo o que foi apontado nos logotipos, o levantamento traz a aplicação de degradês em alta.

Degradê tipografia

Tipografia pequena
Contrastando com a primeira tendência apontada, a utilização de fontes super pequenas e a valorização da imagem de fundo também pode ser apontada. Este tipo de aplicação é comum na área do web design. Outro recurso que pode incrementar a tipografia é a inserção de animações, deixando o trabalho ainda mais completo.

tipografia pequena

Tipografia Animada
Independente da técnica, a utilização de animações já é uma realidade, principalmente após a popularização do HTML5.

Tipografia atende à fotografia
A combinação entre o texto e a fotografia pode conseguir grandes olhares do público. Esse tipo de técnica trabalha também a utilização de outras tendências acima.

tipografia e fotografia

Emparelhamento de fontes
Por fim, o uso de duas ou mais fontes junta ainda está em tendência este ano. Esse tipo de técnica é bastante utilizada para dar um estilo maior na área do design editorial e deve continuar popular por algum tempo.

emparelhamento de fontes

As tendências apontadas foram retiradas do estudo feito por Loredana Papp-Dinea e Mihai Baldean.

 

Mais lidas

INÍCIO