Nesta semana, o Google Earth, plataforma de visualização de imagens aéreas do Google, anunciou mudanças no design e no layout.
Entre as alterações está o novo logotipo que agora possui camadas em diferentes do azul e utiliza a técnica do Material Design.
Essas mudanças de adaptação ao Material Design vem ocorrendo principalmente desde o redesign do Google em 2015. De lá para cá, outros acontecimentos importantes aconteceram na transição para a nova identidade. Neste link você pode conferir diversas publicações feitas que noticiaram essas mudanças.
O buscador não divulgou a versão completa do logo, que está disponível apenas no topo da plataforma em miniatura.
Nossa opinião: apesar de ser interessante esse update no logo para acompanhar os outros produtos e serviços do Google, o novo símbolo perde a essência do antigo projeto, que delimitava bem as áreas brancas e azuis, que deixava clara a intenção de se representar o planeta Terra. Agora, o novo logo apenas aplica o conceito Flat e acaba esquecendo de representar o principal: comunicar o que representa a plataforma por meio do símbolo.
Em 2012, um projeto feito pelo designer Roger Oddone, que inclusive recebeu selo de destaque no Behance, portfólio da Adobe, seguiu uma linha parecida à adotada nesta semana, mas mantendo as características e essência do antigo projeto.
Confira as imagens:
Nesse caso, a tipografia utilizada ainda era a do antigo logotipo de 2012.
Também nessa semana a tela de login do Google passou por alterações e agora possui um efeito de animação. Assista ao vídeo feito pelo estúdio Quarto Criativo.
E você, o que achou do novo logo do Google Earth?