Notícias

Um projeto de redesign do logo do Mogi das Cruzes

Encontramos nesta semana um projeto de redesign do logotipo do time de basquete de Mogi das Cruzes/SP. Ele foi desenvolvido por Dayvid Freitas, de Fortaleza, no Ceará.

A ideia surgiu a partir do interesse dele por trabalhos com esportes americanos (do design ao marketing) e teve como referência um ícone histórico e cultural da cidade e do país, o bandeirante.

c4bd7a51809627.58fa59457512c

Imagens que serviram de referência ao projeto (Fotos: Reprodução).

A cidade de Mogi das Cruzes teve seu início com um povoado por volta de 1560, servindo como ponto de repouso destes. Os bandeirantes eram sertanistas exploradores na época do Brasil Colônia a partir do século XVI. Os mesmos exploravam riquezas como ouro e prata adentrando o interior do país, percorrendo estradas perigosas, florestas e rios.

“Estava pesquisando os logos da NBB e percebi que muitos poderiam passar por uma repaginada, um redesign, e aí eu vi o logo do Mogi e achei muito poluído.

Redesign Mogi das Cruzes 5

Definido o conceito do projeto, Dayvid começou a fazer os primeiros esboços. “Seria pra mim um exercício e ao mesmo tempo uma possível proposta que eu enviaria para a Diretoria da equipe”.

Redesign Mogi das Cruzes 2

Enquanto fazia a pesquisa, aconteceu a coincidência… o designer abriu um link sobre o concurso do novo logo.

“Fiz 2 propostas e enviei. Teve até um jogador do time, o Jimmy Dreher de Oliveira, que estava torcendo para o meu projeto ganhar, mas não deu”.

Dayvid conta também que achou curioso que depois do concurso, muitos participantes postaram seus trabalhos e esse foi um dos mais aprovados e lembrados pela torcida do time no concurso.

As etapas do processo passo a passo para designers iniciantes: referências na internet sobre estilo do mascote, roupas, acessórios. Em seguida o esboço com lápis, grafite e papel. Depois ocorreu a digitalização e por último a edição no Illustrator e Photoshop.

Redesign Mogi das Cruzes 6

Redesign Mogi das Cruzes 7

Redesign Mogi das Cruzes 8

Quadra Mogi das Cruzes

Você pode conferir o projeto completo com a tipografia e diversas aplicações aqui.

Mais lidas

INÍCIO