Nos últimos tempos, com a velocidade em que a tecnologia tem avançado e alterado os rumos da sociedade, se torna cada vez mais difícil observar as diversas mudanças em nosso cotidiano e não percebê-las. Podemos ver essas alterações desde a intervenção em situações políticas (caso Trump) até nos modelos de negócio das empresas ao redor do mundo.
Estes impactos têm sido chamado de Transformação Digital, termo comum na área de TI e negócios, mas que parece estar ainda distante na Comunicação, pelo menos nas discussões do campo teórico. Em meio a um cenário de sociedade pós-industrial, modelos colaborativos de negócios e a ascensão da economia criativa, discutir esse tema é essencial para todos os campos.
A Transformação Digital inclui termos que você provavelmente já deve ter escutado como e-commerce, Big Data e Cloud Computing. Tecnologias que já estão presentes no cotidiano dos designers e comunicadores, automatizam processos e trazem novos contextos ao cotidiano profissional.
Assim como existem profissionais da área do design que ainda não têm conhecimento dos impactos destas novas tecnologias nos próximos anos, muitos clientes ainda não imaginam do que se tratam esses termos. Isso pode ser observado principalmente em pequenos negócios, que geralmente ainda não possuem o que hoje já é considerado básico para se ter uma presença digital, como uma fanpage nas redes sociais, por exemplo.
Isso se reflete em números…
Somente 22% das organizações estão comprometidas com iniciativas de transformação digital, de acordo com dados do IDC. Apenas em 2020, esse número deve chegar aos 50%, o que deverá ser pouco perto de outros países.
Design e Transformação Digital
É neste ponto que os designers podem auxiliar os clientes nesse movimento de criação de uma presença digital, que vai desde a criação de identidade nas redes, até na criação de sites, convergindo o que está offline para o online. Além disso, podendo oferecer serviços que automatizem processos dos clientes.
A importância de se ter o conhecimento deste novo cenário foi citado ainda em 2015 por Cezar Taurion, CEO da Litteris Consulting, em que aborda sobre organizações devem se adaptar rapidamente ao novo cenário, caso contrário, ficarão para trás.
Na prática, essa afirmação deve se tornar realidade. Apesar de os materiais impressos continuarem (respirem), você já imaginou uma empresa sem presença digital? É como uma pessoa sem RG e CPF. Ela não existirá para o mundo.
Por isso, não é tempo de pensar que a tecnologia veio para atrapalhar as profissões. De certo modo, ela já automatizou muitos processos e tem trazido facilidade ao cotidiano não somente dos designers e profissionais da comunicação.
A Transformação Digital, portanto, pode trazer novas possibilidades e caminhos à sua agência/negócio independente. Não é só o design que mudou, todas as áreas se transformaram.