Livro conta com referências completas e mais atuais sobre os meios de comunicação
Estar atento ao que acontece no mundo da comunicação é essencial para ficar por dentro do contexto que o mundo vive nas áreas tecnológicas, sociológicas e econômicas.
Na área de criação, as principais plataformas encontradas surgiram a partir de invenções que um dia já estiveram no auge, mas que hoje estão saindo de circulação, um deles é o jornal impresso.
Para você que estuda ou pretende estudar algum curso de comunicação (design, publicidade, jornalismo e marketing) e procura uma referência com uma fácil linguagem sobre a história das mídias, o livro do autor Roger Parry é uma ótima referência.
O livro começa descrevendo os elementos básicos da comunicação e o assunto que dá nome ao livro: as etapas que levaram à ascensão dos tipos de mídia. Além disso, traz explicações sobre termos básicos da comunicação, como o que é texto, imagens, música e discurso.
O que se pode destacar a partir da experiência com a leitura é a fácil compreensão dos termos e da narrativa, já que constantemente o autor traz tabelas, subtítulos e imagens que complementam o texto principal e faz com que você consiga estar ainda mais por dentro do assunto.
O livro dá a impressão também que foi produzido para leituras que não precisam ser feitas necessariamente na ordem estipulada pela publicação, já que possui muitos subtítulos explicativos que auxiliam o leitor a compreender melhor o contexto do assunto que está sendo tratado.
Apesar de parecer estar mais ligado ao jornalismo, a obra não tem uma área específica definida, pelo menos em nossa percepção. Ele trata desde a história dos processos de comunicação, assim como a forma que ocorreu a inserção dos quadrinhos e cartazes na sociedade. A história do videogame, da televisão e rádio também são tratadas.
Outro fator importante é a atualidade da obra. Mesmo que publicado em 2012 (nem faz tanto tempo assim), ela consegue abranger todo o percurso feito pela comunicação no mundo, com foco nos principais acontecimentos que marcaram os caminhos até a comunicação atual.
No período mais próximo ao nosso, ele detalha as fases da web, o que inclui a guerra dos navegadores, a migração das mídias à web, a ascensão do Google, a entrada da Wikipedia e do Youtube e também faz previsões para o futuro.
Para quem nasceu antes dos anos 2000, é uma obra bem nostálgica.
O autor
Roger Parry é jornalista e empreendedor de diversos grupos britânicos de mídia.
Publicação
Publicado originalmente pela editora Elsevier, o livro tem o título original de “The Ascent of Media”. No Brasil, foi publicado pela editora Campus.
Organização dos capítulos
O livro é dividido em três partes e possui 16 capítulos, que vão desde a história dos livros e seus métodos de criação e impressão até o surgimento da Web, com o início no século XX até a expansão do Google.
Diferenciais
- O livro possui uma listagem dos principais acontecimentos dos meios de comunicação por meio da economia (sociedade), política e tecnologia;
- 21 páginas de referências bibliográficas de livros de todas as áreas.
Informações e características
Título: A Ascensão da Mídia – a História Dos Meios de Comunicação de Gilgamesh Ao Google
Número de páginas: 416
Idioma: Português
Tradutora: Cristiana Serra