Imagine estar em um intercâmbio de design enquanto as aplicações da nova identidade visual da cidade em que você está são feitas. Foi nesse cenário que o designer Haran Moraes de Amorim se inspirou para fazer um projeto de rebrand da cidade de São Paulo.
“Vivenciar tudo aquilo me inspirou bastante para fazer algo similar a minha cidade natal”, diz.
O projeto iniciou a partir de uma pesquisa nos principais marcos arquitetônicos e culturais que a cidade de São Paulo tem, permitindo com que Haran trabalhasse com signos. Para ele, isso foi essencial na escolha dos monumentos representados.
“Foram levados em consideração o repertório visual e a linguagem gráfica que está em alta no momento”, conta.Para a reprodução dos edifícios e marcos, o designer conta que teve dificuldade em encontrar fotos que transmitissem os detalhes em todos os ângulos. Outro desafio foi a redução e geometrização de cada ícone.
“Reduzir o museu do Ipiranga em um ícone sem perder a essencial e os traços marcantes não foi nada fácil”.
Confira alguns deles:
O projeto, que foi desenvolvido por vontade e iniciativa própria, teve uma boa repercussão. No Behance, por exemplo, mais de 40 mil pessoas visualizaram o projeto.
“Vieram elogiar, algumas lojas quiseram as peças como sourveniers. Foi interessante perceber que mesmo não tendo contato com todas as pessoas, a maioria teve a mesma percepção e aprovação do projeto”, conta.
Próximos passos
Haran afirma que o projeto ainda está em andamento. Isso porque há monumentos a serem iconizados. A partir deles, ele pretende lançar produtos e peças exclusivas desta proposta de marca como um produto autêntico da cidade de São Paulo.
Além da coleção, Haran desenvolveu para a data dos 463 anos da cidade de São Paulo a criação de um cartaz exclusivo homenageando os 463 anos da cidade de São Paulo. O produto está em exibição no espaço Uruguay, na avenida Paulista até o dia 2 de março.