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Design

36 dias na criação de uma tipografia ilustrada

A ideia surgiu por acaso. Luiz Guizado, ilustrador peruano navegava na internet, procurando por novos desafios à sua carreira profissional. Ele tinha conhecimento de que ocorriam desafios mensais na comunidade do design e ilustração, por isso foi à procura de oportunidades para expressar seu trabalho de uma nova forma.

Não demorou muito para o peruano encontrar o “36 Days of Type”. Um projeto que surgiu em Barcelona e que convida designers e artistas gráficos para fazer sua própria interpretação do alfabeto e números.

“Decidi participar, porque achei que era uma excelente oportunidade para fazer as duas coisas que mais amo: ilustração e criação de personagens”.

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Visto a oportunidade de também se divertir, o ilustrador deu início às cinco etapas de criação. Luiz não registrou as etapas, mas contou como aconteceram:

1ª – Pesquisa: O estágio inicial consistiu em pesquisas e pesquisas de referência. Pinterest, blogs, Behance são fontes incríveis de inspiração de informações visuais para os designers, diz ele. “Para este estágio, também procurei referências em livros de ilustração e tipografia”.

2ª – Criação de rascunhos, esboços e ideias: “Este é um palco para se divertir muito experimentando e tendo muita liberdade para tentar tudo”.

3ª – Seleção: A seleção dos desenhos que foram considerados os melhores, redesenhando-os de forma mais detalhada e, em seguida, digitalizando-os com a ajuda de um scanner.

4ª – Do analógico para o digital: “Então eu comecei o processo de desenho de vetores no computador com o Adobe Illustrator.

5ª e última etapa: consistiu em aplicar e selecionar a melhor combinação de cores e adicionar alguns detalhes finais.

Eu trabalhei nas ilustrações durante noites após horas de escritório, ou sempre que eu tive algum tempo livre. Para mim, as noites são definitivamente mais produtivo e confortável para trabalhar, porque há menos distrações em relação ao dia.

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O projeto tinha dois objetivos: o primeiro em nível profissional porque Luiz desejava expandir seu portfólio com um projeto interessante, além de refletir a paixão pelo design e ilustração de personagens. O segundo objetivo foi em um nível pessoal porque eu queria me desafiar.

Neste projeto eu tinha que ilustrar um tipo todos os dias, por isso exigia um certo nível de disciplina e compromisso. Além disso, era um desafio gerar novas ideias para cada personagem, para que eles tivessem suas próprias qualidades e ser únicos.

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Lima/Peru (Foto: Reprodução/Flickr).

O design no Peru

A situação da área no Peru aparenta estar em crescimento, segundo o ilustrador. Ele conta que há estúdios de design, artistas, designers e ilustradores que se tornaram referências locais e internacionais. Além disso, foram criados eventos e conferências onde a comunidade de design pode compartilhar suas experiências e os membros podem aprender uns com os outros.

Tecnologia como precursora

Luiz também conta que as redes sociais e a internet ajudaram a compartilhar o que está sendo feito no país em nível de design.

“É muito encorajador para ver maior valorização e reconhecimento para o design no país, em comparação com alguns anos atrás. Obviamente, ainda há casos em que não é altamente valorizada, mas esses casos têm se tornado menos e menos”, finaliza.

 

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