Um entre os dois principais programas para criação de design gráfico do mercado mundial, o CorelDRAW volta a partir deste mês, após 18 anos, com versões tanto para Windows quanto para Mac, da Apple.
A decisão da empresa canadense é estratégica e faz parte de uma política de expansão em mercados verticais que a levou recentemente a adquirir o controle acionário da Parallels, empresa de software com forte proeminência no universo Apple.
A suíte de programas gráficos, que nos últimos anos vem ganhando ferramentas inteligentes a cada dia mais sofisticadas para facilitar a vida de profissionais de criação, fotógrafos, publicitários e editores, passa a incluir o CorelDRAW.app, aplicativo inédito que leva os programas à nuvem e dá ao usuário a facilidade de utilizar o sistema em qualquer lugar.
“O produto está espetacular”, diz o brasileiro Fernando Soares, gerente de produtos da Corel para o Brasil e usuário da suíte desde os anos 90. “As ferramentas assistidas por inteligência artificial e o app que permite utilizar a suíte na nuvem vão levar os usuários ao paraíso – e isso vale tanto para a turma do Windows quanto do Mac.”
Segundo o executivo, a decisão da volta ao mercado Apple não é só estratégica, mas uma resposta à pressão comunitária. “Há uma quantidade notável de usuários de PC que migrou nos últimos anos para Mac, e é dessa comunidade que tem nos chegado um volume expressivo de pedidos para ter o CorelDRAW no MacOS”, diz.
Além disso, como parte das comemorações pelos 30 anos de mercado do CorelDRAW, a equipe de desenvolvimento do produto vem intensificando a criação de soluções para revolucionar o panorama do software de design”, diz Gérard Métrailler, vice-presidente executivo de produtos globais da Corel. “A aquisição da Parallels e, agora, o lançamento da suíte CorelDRAW para Mac consolidam nossa posição como fornecedora de software que atende ao profissional de todos os níveis e habilidades, especialidades e plataformas.”
A nova movimentação da Corel no mercado deve levantar poeira no mercado de artes e design gráfico, que vinha vivendo um período de pequenas evoluções incrementais e poucas novidades bombásticas. Atiçar a concorrência, porém, não amedronta a empresa canadense. “Entrar em uma seara dominada por outras marcas, caso do mercado Mac, pode é assustar os concorrentes – afinal, estamos chegando para atender a um chamado dos consumidores”, diz Fernando Soares.
Segundo ele, a Corel tem “um produto pelo menos tão bom quanto a outra solução disponível no mercado e, além disso, oferecemos vantagens que são nossas exclusividades nos ambientes Windows e Mac”. Em destaque entre elas, aponta o executivo, está a liberdade de escolha. Isso devido à possibilidade de compra ou aluguel do produto, segundo o projeto em que esteja envolvido ou sua disponibilidade de caixa.
No Brasil, o CorelDRAW 2019 passa a ser comercializado em uma rede nacional com mais de 300 pontos de venda, entre revendedores de produtos de informática, livrarias e lojas de departamento online.
4 principais novidades do CorelDRAW no PC e no Mac:
Para o usuário Apple, o CorelDRAW Graphics Suite 2019 oferece a suíte recriada e formatada para uma experiência específica em Mac. Se destacam:
Toolkit de design profissional completo:
Possibilidade de explorar ampla gama de ferramentas e aplicativos integrados, intuitivos e versáteis para expressar os mais diversos estilos criativos. Possibilidade de criação de design gráfico vetorial, ilustração e layout de página; Corel PHOTO-PAINT para edição de fotos; Corel Font Manager para indexar e organizar bibliotecas de fontes; AfterShot 3 HDR para o processamento de arquivos RAW e o novo CorelDRAW.app para acessar ferramentas de design gráfico praticamente em qualquer lugar;
Tecnologia Inovadora:
Experiência revolucionária de desenho vetorial que reproduz a sensação de lápis e papel com o LiveSketch, a primeira ferramenta de design gráfico vetorial do mercado baseada em rede neural. Pinceladas a mão livre podem ser interpretadas, ajustadas e combinadas de maneira inteligente com curvas vetoriais existentes, o que simplifica a tarefa de criar esboços e desenhar formas vetoriais complexas em qualquer dispositivo habilitado para caneta gráfica;
Experiência única para macOS: o CorelDRAW Graphics Suite 2019 para Mac reflete os elementos que os usuários mais gostam em sua plataforma favorita, incluindo menus, janelas e visualizações, campos e etiquetas e botões. Também inclui suporte para o Modo Escuro do macOS Mojave e a Touch Bar do MacBook Pro;
Fácil de aprender e usar: ferramentas intuitivas, materiais didáticos e exemplos de projetos para o usuário começar a trabalhar com facilidade e criar com maior rapidez.
Quem usa o Windows também recebe uma versão da suíte CorelDRAW com os novos recursos para dar ao designer maior precisão e liberdade criativa. Destaques mais relevantes:
Nova janela de encaixe Objetos: completamente redesenhada, a janela de encaixe Objetos oferece controle direto sobre a estrutura do documento e acesso rápido a seus componentes para agilizar qualquer projeto;
Efeitos não destrutivos: aplicação, modificação e possibilidade de experimentar efeitos tanto em vetores como em bitmaps sem alterar a imagem ou o objeto de origem no CorelDRAW;
Fluxo de trabalho perfeito em todos os pixels: assegure-se de que os gráficos para a web sejam sempre nítidos. Alinhe a grade de pixels à borda da página para que os gráficos exportados tenham bordas nítidas e use o novo botão “Alinhar página à grade de pixels” para corrigir formas com facilidade.
Modelos contemporâneos: resultados profissionais com dezenas de novos modelos criados por profissionais. Possibilidade de personalizar modelos com facilidade para criar designs únicos.