A plataforma de vagas e reviews de empresas Glassdoor anunciou recentemente o rebranding da marca. O novo projeto conta mudanças significativas em relação a proposta anterior, sendo a principal a adoção das aspas como o símbolo da empresa.
Além das mudanças no design, a plataforma também otimizou a experiência do usuário, possibilitando uma maior interação entre os profissionais, como obter respostas a perguntas de profissionais como eles, interagir com executivos e compartilhar conselhos pessoais — anonimamente e gratuitamente.
A nova identidade foi desenvolvida com a agência parceira Koto e busca enfatizar as ligações que os profissionais estabelecem uns com os outros ao longo das carreiras. “As comunidades no Glassdoor são representadas por uma paleta de cores vibrantes, ilustrações e animações divertidas e um tom de voz franco e encorajador”, diz a empresa em comunicado.
Princípios e tom da marca
Quatro ideias centrais fundamentam cada expressão da nova marca: Fresco, atencioso, verdadeiro, corajoso. Dependendo da situação, plataforma ou público, a plataforma irá se apoiar em cada uma dessas ideias.
Logotipo e ícone do aplicativo
O novo logotipo busca colocar o Glassdoor no centro das conversas no local de trabalho. Assim, as aspas estão para dentro e para fora para revelar diálogos e percepções. “Inspiradas no DNA da empresa, as letras em formato de porta se abrem quando animadas, transmitindo boas-vindas e confiança. Usadas isoladamente, as aspas formam o ícone do aplicativo Glassdoor”.
Illustration system
As novas ilustrações (criadas por Josep Puy) buscam trazer leveza e humanidade a cada interação. Apresentando um amplo elenco de personagens em um estilo de arte de linha alegre, eles apresentam momentos inesperados e capturam uma ampla gama de emoções na intersecção do trabalho e da vida.
Paleta de cores
Uma nova paleta de cores vibrantes e acessíveis captura a diversidade das comunidades no Glassdoor. O verde ainda é fundamental para o novo sistema, usado estrategicamente para os principais botões de call to action. No aplicativo e site Glassdoor, a paleta principal da marca em branco, preto, cinza e verde ajuda os usuários a encontrar o caminho rapidamente. “Para momentos de marca de alto impacto, como campanhas e conteúdo social, nos apoiamos mais na paleta secundária”, divulgou.
Tipografia
Uma fonte foi criada para representar a empresa a partir de agora, a Glassdoor Sans (de Giulia Boggio na Type01). A família tipográfica tem como objetivo refletir a identidade profissional, porém pessoal, da Glassdoor.
As mudanças já podem ser notadas na plataforma, entretanto, somente o perfil global já aplicou o novo projeto.
E aí, o que achou das mudanças?