Somos designer e um dos nossos principais focos é a inovação, e a pergunta que deixo aqui é: “Você se inova para inovar os outros?”
Do blog DesignSojourn, uma lista que seriam os maus hábitos profissionais do designer:
1) Procurar inspiração em outros produtos;
2) Não estudar ou criar o documento com as necessidades do cliente;
3) Os conceitos realmente cumprem os requerimentos do cliente?
4) Perder tempo nas redes sociais, ou existe algo mais?
5) Não melhorar ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação visual e conceitual com sketchs;
6) Não melhorar ou aperfeiçoar as habilidades de comunicação verbal. “Este design é tipo assim…”;
7) Não trabalhar modelos físicos, nem tudo é 3D ou no Atelier por preguiça ou para não ficar sujo;
8) Chegar tarde no trabalho;
9) Não entender que o design não e´teu mas sim de propriedade da empresa. Caso seja freelancer, veja sempre esse quesito no contrato;
10) Estar emocionalmente apegado ao design e não querer fazer mudanças;
11) Não ser amigo da Engenharia no projeto;
12) Trabalhar sem compromisso;
13) Não ser amigo do Marketing, e eles não lideram o processo de design;
14) Confundir arrogância por confiança;
15) Esquecer que o Design exige profissionais de diferentes disciplinas;
16) Ser mal organizado mentalmente e espacialmente;
17) Má administração do tempo;
18) Não planejar um processo de construção 3D antes de começar a modelagem 3D;
19) Projetar diretamente em um programa 3D, a folha em branco continua sendo o melhor amigo do designer;
20) Esquecer de documentar o trabalho;
21) Esquecer que todas as decisões de design tem um impacto de custo;
22) Não incluir formas – informações básicas nos modelos 3D ou nos arquivos como draft angles e part lines;
23) Esquecer de salvar o trabalho ou pior, deletar ele por acidente;
24) Não pensar no design como um processo global;
25) Esquecer que a apresentação da proposta para a empresa – cliente também precisa de bom Design;
26) Muito satisfeito com a primeira proposta sem revisão, validação;
27) Redesenhar a mesma proposta varias vezes sem ser a final ou aprovada;
28) Projetar produtos que podem ser produzidos, em vez de criar propostas inovadoras que não possam ser manufaturadas com viabilidade técnica e econômica;
29) Esquecer que o objetivo do design e´ sempre a inovação, melhoria e não fazer algo diferente;
30) Ser desinteressado por design sustentável, sustentabilidade em geral;
31) Não entender se a inspiração formal e´apropriada para a forma a ser criada ou manufaturada;
32) Não entender a filosofia da marca da empresa e projetar sem essa compreensão;
33) Não construir uma boa relação com outros companheiros designers por não compartilhar trabalho, experiência ou conhecimento;
34) Evitar críticas, que sempre são positivas em diferentes aspectos do produto;
Inove-se primeiro para inovar! Boa sorte nessa jornada!
As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor.