Um estudo divulgado nesta semana levantou as marcas mais valiosas, fortes e que cresceram entre 2016 e 2017. Pelo 11º ano consecutivo, o levantamento foi feito pela WPP, Kantar, Kantar Vermeer e Kantar Millward Brown, que totalizou o valor das marcas no ranking em $53,1 bilhões de dólares.
Os critérios de seleção de marcas a serem incluídas no ranking foram:
- A marca precisa ser propriedade de uma empresa de capital aberto
- A empresa de capital aberto precisa reportar ganhos positivos
- A marca precisa ser caracterizada como uma marca brasileira local (originária do Brasil ou que uma proporção relevante de sua empresa esteja localizada na região).
Pelo quinto ano consecutivo, a Skol se manteve posicionada como a marca mais valiosa do Brasil. Com um valor de $8,1 bilhões de dólares. Em segundo lugar vem Bradesco, que subiu duas posições em relação ao ano passado, com um valor de $4,4 bilhões de dólares e um crescimento de 131%. Para completar o Top 3 está Brahma com um valor de $4,3 bilhões de dólares e um crescimento de 34%.
Pela primeira vez este ano o ranking inclui na análise as marcas de capital fechado. O intituto afirma que a decisão se deu principalmente ao fato de que em nosso mercado existem marcas de capital fechado bastante valiosas, como por exemplo, IKEA e Ferrero, que não poderiam ser avaliadas.
”Já havíamos inovado anteriormente em relação aos outros rankings, considerando inputs no valor de marca na mais robusta pesquisa de mercado de mais de 3 Milhões de consumidores chamada BrandZ. Agora, inovamos novamente pois consideramos as marcas que são valiosas, independente de serem ou não públicas, mantendo o rigor financeiro da metodologia” explica Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Vermeer na América Latina.
Devido à mudança, 15 novas marcas passaram a fazer parte do ranking top 60, sendo duas delas no Top 10. Globo com um valor de $4,1 bilhões de dólares e Ypê com um valor de $1,1 bilhão de dólares.
Top 10 das marcas mais valiosas do Brasil 2017 (em milhões de dólares)
# | Brand | 2016 | 2017 | Variação |
1 | Skol | 6,743 | 8,146 | 21% |
2 | Bradesco | 1,920 | 4,438 | 131% |
3 | Brahma | 3,269 | 4,385 | 34% |
4 | Itaú | 1,875 | 4,359 | 133% |
5 | Globo (*) | 4,123 | ||
6 | Antarctica | 1,383 | 2,854 | 106% |
7 | Sadia | 2,010 | 1,884 | -6% |
8 | Bohemia | 1,153 | 1,570 | 36% |
9 | Natura | 826 | 1,256 | 52% |
10 | Ypê (*) | 1,132 |
As marcas que mais cresceram no Brasil
A Renner foi a marca que teve o maior crescimento no Brasil com uma variação de +168% (número 17, $684 milhões de dólares). Em segundo lugar está Adria +159% (número 49, $211 milhões de dólares), seguida pela Anhanguera +138% (número 34, $333 milhões de dólares), Itaú +133% (número 4, $4,3 bilhoes de dólares), Bradesco +131% (número 2, $4,4 bilhões de dólares), Droga Raia +125% (número 23, $491 milhões de dólares), Friboi +122% (número 50, $208 milhões de dólares), Drogasil +122% (número 20, $624 milhões de dólares), Arezzo +116% (número 59, $163 milhões de dólares) e Fleury +112% (número 51, $206 milhões de dólares) .
Bens de consumo e serviços financeiros foram os setores mais fortes do BrandZ Brasil
A soma do valor das marcas de Bens de Consumo foi de $24 bilhões de dólares em 2017 (+40% vs. 2016), o que equivale a quase 50% do total das marcas mais valiosas do Brasil. Destacam-se no setor as marcas de cerveja como Skol e Brahma. Esta é mais uma prova que empresas com marcas fortes podem mais rapidamente sair da crise que o mercado, sendo um ativo bastante relevante da empresa.
Em segundo lugar ficou a importância do setor financeiro, com $10,9 bilhões de dólares (+132% vs. 2016), que equivale a 21% do ranking; liderado por Bradesco, Itaú, Cielo e Caixa.
O terceiro setor em termos de desempenho foi o Varejo com um valor de $5,2 bilhões de dólares (+105% vs. 2016) determinado principalmente pelo êxito de marcas como Lojas Americanas, Renner, Netshoes, Drogasil e Droga Raia.
As marcas mais fortes do Brasil
Uma análise das marcas mais valiosas do Brasil também foi feita para entender a força da marca na mente dos consumidores. Para tal, usamos uma pesquisa com mais de 500 marcas, 33 categorias e com mais de 14,000 entrevistados. Com base no modelo MDF – Maeninful Different Framework – da Kantar Millward Brown, a referência em quantificação de força de marca, classificamos as marcas pelo Brand Strenght Factor.
Segundo esta análise, o Google se posicionou – pelo segundo ano consecutivo – em primeiro lugar com 100 no Brand Strength Index, e o Facebook em segundo (98.4). A marca de consumo Omo (93.9 ) avançou uma posição tomando o terceiro lugar de Trident (85.3) que agora ocupa o quarto lugar. Outras marcas como Coca Cola (77.0), Colgate (62.7), Oral-B (58.0) e Nescafé (56.7) permanecem na mesma posição no ranking e novas marcas entraram no disputado top 20: Heineken (44.5), Dorflex (38.2) e Nike (35.6).
Top 20 das marcas mais fortes do Brasil – 2017
# | Brand | Brand Strength Index | Posição em 2016 |
1 | 100.0 | 1 | |
2 | 98.4 | 2 | |
3 | Omo | 93.9 | 4 |
4 | Trident | 85.3 | 3 |
5 | Coca-Cola | 77.0 | 5 |
6 | Colgate | 62.7 | 6 |
7 | Oral-B | 58.0 | 7 |
8 | Nescafé | 56.7 | 8 |
9 | Apple | 56.3 | 14 |
10 | Samsung | 55.9 | 9 |
11 | Guaraná Antarctica | 54.8 | 13 |
12 | Heineken | 44.5 | New |
13 | Skol | 43.0 | 10 |
14 | Nestlé | 40.4 | 15 |
15 | Gillette | 39.6 | 16 |
16 | McDonald’s | 39.4 | 11 |
17 | Vanish | 38.4 | 20 |
18 | Dorflex | 38.2 | New |
19 | Johnnie Walker | 38.1 | 18 |
20 | Nike | 35.6 | New |
“Os investidores valorizam as empresas com base nas percepctivas futuras do negócio e do mercado. Este mercado projeta, com base em evidências, que estamos de fato saindo da crise, e mostram mais uma vez que marcas valiosas saem mais rápido dessa situação– e são um verdadeiro escudo contra crises. É um prêmio para as empresas que souberam acreditar no propósito e no valor das suas marcas que com credibilidade e inovação fogem de mercados commoditizados e agregam um substancial valor aos acionistas” afirma o CEO da Kantar Vermeer para América Latina.