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A diferença entre design, publicidade e marketing

Muitas pessoas quando entram para esse mundo louco da comunicação fica meio perdido e acaba achando que publicidade, marketing e design fazem e são as mesmas coisas. Esse é o primeiro grande engano, mas um não anula o outro, pelo contrário, andam juntos. Ainda mais hoje, com toda a revolução no mundo da comunicação.

Poderia definir com as palavras mais lindas cada um dos setores, mas sendo simplista, genérico e popular podemos definir da seguinte forma:

Marketing: exatas
Publicidade: filosofia
Design: artístico

Sendo genérico da forma que fui abro precedentes para várias exceções, claro! Mas vamos agora detalhar cada uma dessas áreas e como elas funcionam na pratica dentro das empresas.

Iniciamos pelo marketing. Ele é responsável por entender as necessidades do mercado, da empresa e do público. Então ele trabalha numa visão triangular, onde precisa encontrar o grande equilíbrio e isso reverter em vendas, na maior parte dos casos.

O marketing vai levantar todo tipo de informação concreta através de estatísticas e pesquisa. Entender de forma social, cultural, política e segmentada grupos de pessoas a fim de introduzir seu produto ou serviço no meio delas. Então, o marketing simplesmente é o grande armador de jogadas, ele pensa na forma estratégica e resume o que for necessário para que os setores seguintes possam trabalhar de forma mais acertava. Uma grande observação é que o marketing geralmente é um setor dentro de uma empresa.

E por que eu digo que na publicidade encontramos o lado filosófico? Tendo todas as informações levantas pelo marketing, o setor de publicidade vai trabalhar na forma comunicativa, de qual forma ela precisa falar para que aquele grupo de pessoas, previamente estudados pelo marketing, possa entender sua mensagem.

Essa mensagem pode ser formada por formas gráficas, textuais, sonoras ou a mistura desses três elementos, é nesse ponto que tiramos o rádio, tv, outdoors, jornais, revistas, etc. O que acontece na prática é que a publicidade tem um papel essencial de traduzir dados em mensagem. É um trabalho que pode ser considerado muito mais emocional do que racional.

Design por muito tempo foi um sub-setor da publicidade, mas com o tempo veio ganhando força e mostrando mais braços. O design thinking é uma grande resposta para o que estou dizendo, mas posso falar sobre isso em um outro artigo.

Mas por que disse que o design é o lado artístico? Sim, o design usa da ferramenta artística para construção de suas peças, mas nem sempre pode ser considerado arte. A função real do design é criar projetos, e esses projetos sejam funcionais, que possam trazer soluções para a vida de quem está interagindo. Um designer gráfico quando cria um simples panfleto, ele está criando uma solução para que aquela empresa possa passar sua mensagem de forma mais clara, rápida e objetiva. Design não é arte, ele se apropria de conceitos artísticos, e também posso deixar pra falar disso em outra pauta. Mas a grande função do design é simplificar vidas, vê que lindo 🙂

E como funciona tudo isso na prática?
Vamos criar um ambiente, beleza? Hoje uma empresa de refrigerantes procura aumentar suas vendas e então o setor interno de marketing levantou dados de análise do mercado e seu produto, viu onde pode ganhar força e traçou todo um planejamento. O próximo passo é passar essas informações para a agência de publicidade, para que se possa criar uma campanha criativa baseada nas informações passadas pelo setor de marketing.

A agência vai verificar todos os meios de comunicação, que também podem ser passados pelo marketing, e começará a trabalhar na campanha através de artes gráficas, sonoras e textuais. O design entra nesse processo, ele será responsável pela confecção das peças. Você deve se perguntar, mas isso não é responsável pela agência? Sim, a agência possui inúmeros tipos de profissionais e um deles é o designer. A agência vai desde o atendimento até o acompanhamento dos resultados gerados pela campanha.

Só que para também acrescentar e como disse anteriormente, o design vem crescendo muito e ganhando independência. Hoje, em empresas de tecnologia, podemos encontrar designers como gerentes de projetos e desenvolvendo ferramentas tanto reais como digitais, tudo com intuito de dar funcionalidade e solução a nossas vidas. Temos vários tipos de profissionais em design, como: web-designer, designer gráfico, designer digital, designer de games, designer de produtos e assim por diante.

Espero que eu tenha ajudado! 🙂

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor

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