facebook
Profissão

Crie um portfólio profissional

Ter um bem executado portfólio profissional é essencial para entrar no mercado de trabalho, mesmo que a vaga almejada seja de estágio. Muitas empresas cobram trabalhos acadêmicos ou fantasias, que possam refletir o pensamento crítico e o apuro estético do candidato.

Um dos requisitos pedidos, além claro, do próprio portfólio, é que o mesmo esteja publicado em uma plataforma online, afinal, ninguém merece receber um link para download de um pdf com mais de 20 megas com vários trabalhos aleatórios. Organizar de forma estratégica e de fácil acesso é essencial.

E foi pensando nisso, que separei 4 dicas para construção de um portfólio profissional.

Selecione os melhores

Parece óbvio, mas o importante não é quantidade, mas a qualidade e as diferentes técnicas utilizadas na construção.  Bruno Porto, Design Gráfico reconhecido no Brasil e no exterior, autor do livro: “Vende-se Design”, índica que a quantidade de trabalho que um portfólio deve ter pode variar entre 8 a 12, isso porque, o entrevistador dificilmente vai passar mais de 10 minutos olhando seus trabalhos, afinal, estamos falando de várias pessoas candidatando-se para a vaga.

Defina as habilidades que deseja expor para quem está vendo seu portfólio. Se trabalha com motion, escolha suas melhores animações, faça um demo reel (Resumo dos seus trabalhos já realizados – Use trechos), como designer gráfico, separe seus melhores trabalho de branding, papelaria, impressos, redes sócias e outros.

Defina um layout

Uma boa apresentação dá um “UP” no seu trabalho e facilita a vida de quem estiver vendo, afinal, você pode separar os aspectos mais importantes e ressaltar os detalhes que acha que valorizam o trabalho como um todo.

Muitos trabalhos são visualmente interessantes e bem desenvolvidos, mas são vagos ou sem conceito, ou ainda, o designer esqueceu de apresentar qual o pensamento usado na construção visual. Separe um espaço para demonstrar o seu pensamento crítico e analítico, o visual é importante, mas deixar claro que você é capaz de resolver problemas comuns com soluções gráficas é mais interessante.

Todo design gosta de usar o bom e velho mockup, e é realmente interessante, funciona como a visualização mais próxima do projeto real, entretanto, muitas vezes o mockup esconde os detalhes ou a beleza do trabalho. Eles podem ser o inimigo ou aliado, eles devem realçar a beleza não ocultar.

Se tiver dificuldade em achar bons mockups, deixo esses sites para consulta:

Freepik  GraphicBurger GraphicsFuel

Escolha uma plataforma

Nem sempre é possível produzir seu site pessoal com domínio exclusivo, principalmente no início da carreira. Mas isso não é um problema, pois existe várias plataformas online GRATUÍTAS que possibilitam expor seus trabalhos.

Algumas sugestões:

Behance

Behance é atualmente o site do segmento mais utilizado, com um interface simples e moderna, é possível fazer upload de quantos trabalhos quiser, além da plataforma aceitar vários formatos como gif, vídeos e publicações editoriais do ISSUU. Atualmente a plataforma oferece um serviço premium, que possibilita a criação de um site com domínio exclusivo.

behance3

Carbonmade

O carbonmade conta com uma lista de layout padrões grátis, e uma versão premium que conta com um investimento para desbloquear mais ferramentas e um número maior de espaços para publicações.

carbonmade 1

Zuinn

O Zuinn é uma plataforma interessante, com possibilidade de customização do layout que vão desde a paleta de cores (Sólida ou degrade) ou tipografia utilizada.

Des1gnon_design_sites_portfolio_online_Zuinn

Kawek

Plataforma gratuita com possibilidade de customização do layout, cor e estrutura. Restringe a quantidade de trabalho publicados na versão free.

Kawek_361346g

 

Compartilhe

Com seu portfólio pronto e em “mãos” é hora de compartilhar. Mande para amigos, colegas de classes, professores, grupos de design, é importantíssimo obter uma nova percepção sobre seus trabalhos e habilidades.

Um portfólio e currículo profissional podem ser a porta de entrada para boas oportunidades de trabalho, então dedique tempo para construí-los.

Mais lidas

 

100porcentodesign culturedrawgkpgkpuncod
INÍCIO