Conteúdos

Conheça os elementos básicos da tipografia

tipografia

O que é Tipografia?

Levando em consideração que Tipo = forma , Grafia= Escrita, então, a tipografia é o desenho, a forma de uma escrita (e de suas letras). No processo de criação de um tipo ou família de tipos, o designer ou tipógrafo deve ter em mente a sua comunicação impressa, a sua legibilidade e seu objetivo no momento em que estiver idealizando o projeto tipográfico.

Eu destaco dois objetivos “macros” para a criação de um tipo: tipos para textos e tipos display, utilizados para títulos.

Obs.: Não é totalmente correto usar o termo tipologia (tipo=forma e logia=estudo) para definir apenas o estudo das formas das letras, pois o termo tipologia pode ser usado para qualquer fim referente à qualquer forma. Por exemplo: “É importante saber a tipologia daquele prédio”, que significa que o estudo da forma daquele prédio deve ser conhecida. Porém é muito usual esse termo no meio do design.

Anatomia da Letra

tipografia

Classificação das letras

tipografia anatomia

Detalhe: O termo versal, significa caixa alta. Já o termo versalete , significa a caixa alta do tamanho de letras minúsculas (na altura-x). Os versaletes são criados dentro da família e tem suas especificidades próprias. Não confunda versaletes com letras em caixa alta da mesma família reduzidas para caber na altura-x.

Família

Os tipos, muitas vezes são criados para terem diversas versões e pesos específicos. Geralmente, ao se criar uma família de tipos, as mais usadas são as seguintes:

  • ROMANA;
  • ITÁLICA
  • BOLD(com itálicas);
  • SEMIBOLD(com itálicas);
  • VERSALETES

Atenção: Diversas ferramentas gráficas vetoriais conseguem inclinar as fontes e já pessoas usando esse tipo de recurso para transformar uma fonte normal em itálico. Porém, inclinar as fontes criando uma “pseudo itálica” não tem a mesma dinâmica que uma fonte que foi especificamente criada e estruturada para esse fim.

Numerais

Existem tipos que produzem numerais alinhados e numerais não-alinhados, veja abaixo a diferença entre eles:

tipografia_numeros

No próximo artigo, vou falar um pouco sobre textos e suas aplicações.

Se você quiser saber mais sobre tipografias, recomendo ler os seguintes livros:

LUPTON, Ellen. Pensar com Tipos: Guia para designers, escritores, editores e estudantes. 2a ed. São Paulo: Cosac Naify, 2013

KANE, John. Manual dos Tipos. Barcelona: G. Gili Ltda, 2012

Mais lidas

INÍCIO