Cor é um assunto que todo criativo adora. Designers geralmente são pessoas “coloridas”. Gostam de usar roupas, objetos de decoração, qualquer coisa colorida, ambientes assim sempre são fonte de inspiração. E, obviamente, a cor é um elemento presente no dia a dia da nossa profissão.
Recentemente eu comecei a me interessar mais por esse assunto e a me aprofundar mais nos estudos sobre a as teorias das cores, combinações cromáticas e psicologia das cores. Desde então, tenho aplicado esse conhecimento nos meus projetos e tenho notado como faz diferença e agrega valor ao meu trabalho.
Percebo também que os clientes passaram a entender que a escolha de uma determinada cor para o material gráfico que crio para eles tem um objetivo concreto, tem um porquê, não é apenas uma escolha aleatória baseada em preferências pessoais.
Tenho lido vários artigos e estudos que comprovam que a cor transmite significados, impressões e emoções que são interpretados pelo cérebro humano. Isso reforça a ideia de que cor um fator de extrema relevância e deve ser respeitado na composição de qualquer peça de comunicação. Com isso, o resultado dessa comunicação será mais eficiente.
O uso da cor adiciona uma outra dimensão a informação. As cores sugerem sua própria mensagem subliminar, despertam sentimentos e nos envolvem. Ajudam a nos orientar e deixa claro as diferenças. Podem também facilitar o acesso à informação. A cor é percebida inconscientemente e sempre provoca alguma emoção. Isso acontece porque a percepção de cada cor ativa uma área específica no cérebro humano, fazendo com que as emoções referentes a essa determinada área sejam estimuladas.
No desenvolvimento de uma identidade visual, na criação de um logotipo, a escolha da paleta de cor deve ser um quesito ainda mais estudado e avaliado. Pois a identidade visual tem a responsabilidade de transmitir ao público-alvo todos os valores que aquela marca quer passar. E quanto mais objetiva e transparente for essa comunicação da marca com o público, melhor será o resultado desejado. A cor ajuda muito a conseguirmos um resultado mais eficiente.
De acordo com a Kissmetrics, consultoria americana especializada em comportamento do consumidor, 93% dos consumidores escolhem se vão comprar um determinado produto por causa da sua aparência. Desse grupo, 85% são influenciados pela cor. Isso acontece porque o nosso subconsciente analisa os produtos em alguns segundos e já descarta as opções que não são visivelmente agradáveis.
Para concluir, segue abaixo uma pequena e resumida pesquisa que fiz com os principais significados e emoções que são transmitidas pelas cores:
Para quem quiser se aprofundar mais sobre o assunto, indico e recomendo muito o livro “A Psicologia das cores – Como as cores afetam a emoção e a razão”, de Eva Heller.
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