facebook
Design

Cerveja Guinness foge de tendências e divulga novo logo em Skeumorfismo

novo-logo-guinnes-blog-gkpb

Em meio à ascensão do Flat Design e Material Design, a tradicional cerveja Guinness divulgou nesta quinta-feira (29) seu novo logotipo em skeumorfismo, técnica derivada do realismo. Apesar disso, a marca possui ainda variações em apenas uma tonalidade.

O trabalho feito pela agência Design Bridge trouxe mudanças no local do ano de fundação, que passou a ser inserido dentro da harpa, símbolo da empresa. Além disso, a fonte utilizada ganhou ainda mais serifa e as cordas do instrumento passaram a ser sólidos do início ao fim.

Para elaborar a nova marca, a agência contou com a colaboração do ilustrador Gerry Barney, que tinha elaborado uma versão anterior da harpa Guinness em 1968. Outra colaboração foi do estúdio New North Press, para “ajudar a dramatizar a forma da harpa ainda mais longe e criar a impressão física marcante do design final”, segundo a agência.

novo-logo-guinness-cor-unica-preto-branco-impresso-blog-gkpb

Aplicação da marca (Foto: Divulgação).

Crítica

O site de análise de rebranding, Brand New, considerou como “impressionante” a mudança.

É muito longe de tendências minimalistas de hoje. A ampla aplicação do que poderia tornar-se complicada (ou pelo menos caro), mas já que a maioria da sua aplicação é em latas coloridas e garrafas, então não é um negócio tão complicado. O detalhamento é, obviamente, melhor apreciado quando é maior e você pode ver a mudança de lock-up com o wordmark contra o logotipo velho, onde este é quase o dobro do tamanho. Você poderia pensar que a harpa sofreria quando reduzido, mas se você diminuir o zoom ou ficar muito longe de sua tela, você verá que as sombras dramáticas e destaques manter sua aparência bastante convincente.

Ano do rebranding

Se 2015 poucas empresas anunciaram mudanças em suas marcas, este ano tem sido diferente. Confira as principais alterações publicadas no Design Conceitual:

Budweiser:

Novas embalagens ficam com ar retrô e logotipo passar a ficar horizontal (Foto: Reprodução).

Novas embalagens ficam com ar retrô e logotipo passar a ficar horizontal (Foto: Reprodução).

Tim:

tim-novologo-big

Oi:

Uma das mais de 70 opções para serem utilizadas (Foto: Reprodução).

Uber:

uber-novo-visual-2

 

INÍCIO