Após dois anos após a última alteração, o emblema da Federação de Futebol dos Estados Unidos (United States Soccer Federation) passou por um total redesign de marca e de família tipográfica no último dia 29 de fevereiro. Mais limpo, a bola e as estrelas deixaram de ser o elemento principal.
O processo do rebrand começou há cerca de dois anos atrás, com o EUA Soccer proporcionando entrada e visão para a equipe de design da Nike. O esforço de colaboração passou por centenas de diferentes iterações antes de chegar em um olhar moderno, agressivo, jovem e atemporal.
“Este design incorpora o espírito de Futebol EUA, mas também transcende nossas equipas e do jogo. É única e inconfundível americano”, divulgou a entidade.
Apesar de as estrelas não estarem mais explícitas, a Federação conta que as três pontas do novo logo as representam da mesma forma. “[…] Nomeadamente, a nova identidade não dispõe de estrelas ou uma bola. Na tradição de futebol, estrelas são colocados acima do logotipo para representar vitórias Copa do Mundo. A crista WNT vai proeminentemente apresentam as três estrelas auferidos em 1991, 1999 e, mais recentemente, a histórica vitória de 2015”, disse a entidade.
Tipografia
O trabalho da criação da tipografia, que contém 37 estilos únicos, foi feito pela Type Supply, do designer Tal Leming. Segundo ele, a criação dos números foi a primeira etapa do processo, que buscou, acima de tudo, a funcionalidade.
Senti que essas formas tornou mais fácil para diferenciar os números quando estavam em movimento. Por exemplo, quando os números seriam na parte de trás de uma camisa vestida por um jogador durante um jogo”, relatou Leming.
Confira o processo de criação da tipografia:
Críticas
Os site Brand New, especializado em avaliar marcas, considerou que o novo logo é muito mais simples e eficiente. “As listras foram corrigidas para ser vermelho e branco e incluem todas as 13 que estão na bandeira, enquanto o a fonte em ‘EUA’ se encaixa confortavelmente na formada crista”, publicou.
Confira a evolução: