Se em 2015 o destaque da comunicação do até então Governo Dilma foi o slogan “Brasil, Pátria Educadora”, no governo empossado no início do mês, foi o logotipo que chamou a atenção dos internautas.
Com degradês aplicados de diferentes formas, o projeto feito pela Secom trouxe à tona elogios e críticas nas redes sociais durante estes primeiros dias de 2019.
E foi a partir dos pontos destacados pelos diversos comentários que novas opções feitas por designers vieram de diferentes partes do país. Conversamos com autores de projetos que ganharam destaque. Confira:
Uma discussão em grupo de Whatsapp do trabalho do designer Abraão Batista sobre melhorias na marca divulgada foi o pontapé inicial para o início de um projeto de redesign do logo do Governo Bolsonaro. A iniciativa de refazer o projeto teve como principal objetivo manter os traços do projeto original, mas com melhorias de acordo com a visão do profissional.
Abraão focou no alinhamento dos elementos, correções estruturais e no uso de uma tipografia “mais robusta e marcante”. Além disso, procurou trabalhar na coloração, que segundo ele, os tons estavam muito opacos e sem vida.
“Forcei a barra com tons mais escuros, pra contrastar, logo adiante, com tons mais claros e formar um degradê. Levaria mais tempo, mas meu desafio era não passar de 20 minutos de trabalho”, conta.
Veja o resultado:
Outra proposta que ganhou destaque foi a do estudante de Publicidade Warleson Oliveira, do Ceará. Ao invés de apenas contribuir com feedbacks negativos em comentários nas redes, ele decidiu criar uma solução com uma pegada mais atual.
“Tomei a liberdade de fugir um pouco do ‘padrão’ com relação a formatos”, diz.
O estudante conta que buscou deixar o logo com um aspecto mais jovem e moderno, mas sem tirar o conceito principal.
Isso se reflete nas formas. O símbolo passaria a ser quadrado, o que permitiria uma maior dinamicidade, segundo ele. E as pontas, tanto do símbolo quanto da fonte, mais arredondadas, portanto, mais leves.
Confira os detalhes:
Repercussão
O projeto, que durou poucas horas para ser finalizado, recebeu diferentes tipos de críticas e chegou a ter mais de 600 avaliações em seu projeto no Behance.
“Me surpreendi com tantas pessoas que apreciaram o projeto. Alguns até mesmo dizendo que deveria chegar ao presidente para ser trocado”, conta.
O estudante afirma também que recebeu retornos negativos, mas que em nenhum momento ficou abatido. Para ele, opiniões são sempre bem-vindas, e tratam-se de compartilhamento de conhecimento.
“No geral foi uma grande experiência, gostei muito de ver toda a repercussão. Talvez isso ajude as pessoas a agirem um pouco mais com proatividade, em vez de apenas sair espalhando comentários negativos na internet”, conclui.