Ainda estamos no início de 2019, e para começar mais este ciclo atualizado com referências do mercado, o banco de imagens Shutterstock divulgou recentemente um relatório com tendências para este ano.
Esta é a oitava edição do guia anual, que traz resultados com base em bilhões de buscas e downloads de imagens, vídeos e músicas de mais de 1,9 milhão de clientes em todo o mundo.
As principais tendências para o ano:
Cultura Zine: a estética crua e caseira recebe uma atualização digital. Com um aumento de 1376% nas buscas por “colagem de arte contemporânea”, a cultura zine está claramente viva na mentalidade descentralizada da era digital por meio das mídias sociais, onde os criadores independentes podem compartilha-la e os grupos de nicho podem descobri-la. Construídos com base em princípios de colagem e amplamente influenciados pela invenção da fotocopiadora, são recortes de papel, texturas granuladas e com ruídos e camadas de bordas rústicas que definem essa tendência.
O Futuro do passado: o que é velho torna-se novo outra vez. Com o interesse em termos como “Synthwave” aumentando 717%, “Retrowave” subindo 676% e “Duotone” até 230%, esta tendência é um reducionismo otimista de early-tech – um foco no futuro do passado. É tudo sobre as aparências e os sons que definiram o futurismo no alvorecer da era digital, como gradientes bicolores em roxo, azul e rosa, gráficos vetoriais básicos e a música de sintetizador.
Opulência dos anos 80: os anos 80 estão de volta e prontos para a festa. O termo “estampa de correntes” subiu 731% e as pesquisas por “padrão elegante” aumentaram 1060%. Esqueça o bom gosto, isso é sobre bons momentos. Contraste é a palavra-chave para esta tendência. Pense em estampas de leopardo (até 167%) e pele de cobra (até 157%), penas de pavão e cintos de corrente de ouro, pelagem macia e texturas de metal duro.
Os dados reunidos e analisados em imagens, vídeos e músicas incluem bilhões de pesquisas e downloads na coleção de 225 milhões de imagens da Shutterstock, por clientes em todo o mundo. Os aumentos nas pesquisas durante o ano fornecem insights que não são apenas úteis para outros profissionais de marketing, mas também valiosos para artistas, fotógrafos, videomakers e músicos de todo o mundo, como um guia inspirador para a criação de novos conteúdos para a coleção Shutterstock.
Confira aqui o Relatório de Tendências Criativas de 2019 completo