Mercado

Gampi Design chega à 9ª edição

Tema deste ano conta com características da personalidade brasileira (Foto: Divulgação).

Enxergar, refletir e compreender o papel e a responsabilidade que o design tem com a comunidade. É com esse objetivo que o Gampi Design, evento realizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille), irá ocorrer entre os dias 23 e 27 de outubro, trazendo os principais assuntos da área.

O evento chega à sua 9ª edição juntamente com a 5ª edição do GAMPI Plural, vertente científica com apresentação técnicas e de protótipos. “Fizemos uma curadoria incrível com diversos palestrantes e ministrantes de workshops, que contemplam toda a transversalidade que a área do design vive atualmente, seja na indústria, mercado ou pesquisa”, adianta Haro Schulenburg, coordenador do curso de design da Universidade.

Em 2017, o curso de design da Univille completa 20 anos e o evento promete ser especial, já que, segundo Haro, é o resultado de uma dedicação muito grande por parte dos professores e alunos. “Vejo que essa conferência traduz todo o sentimento que estas pessoas possuem com a marcada #designuniville”.

Além das palestras, outro destaque será o lançamento do P&D, evento científico de design que deve ocorrer no próximo ano na instituição.

Confira a programação completa:

Palestrantes
Com uma diversidade de palestrantes e áreas, o evento contará com nove principais palestrantes. Confira o perfil de cada um:

Fernanda Victorello: desenhista há 20 anos, trabalhou em agências de design gráfico e design publicitário como designer gráfico enquanto paralelamente desenvolveu ilustrações. Após alguns anos, ingressou no mercado de moda desenvolvendo estampas e material gráfico para marcas como Cavalera, Opera Rock, V.Rom, Hering, MCD, Herchcovitch; MCD e Alexandre Herchcovitch entre outras. Formada em Desenho Industrial pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, concluiu Extensão Acadêmica em Criação de Jóias. Nos anos anteriores, concluiu os cursos de Desenho Artístico, Ilustração Publicitária e Design Gráfico na ABRA – Academia Brasileira de Arte.

Gustavo Soares: sócio da dooType, umas das principais type foundries brasileiras – e consultor em automação editorial e para sinalização. Mestre em Information Design pela Universidade de Reading, UK, e Mestre em Type and Media pela Royal Academy of Art, NL, Gustavo lecionou em importantes faculdades como PUC-RJ, IED-SP e IESB entre outras. Foi o jurado brasileiro das edições 2014 e 2016 da Bienal Tipos Latinos e coordenou projetos de grande alcance no país como a fonte de texto para Revista Veja, sinalização Copa do Mundo FIFA 2014 e sinalização pedestre para Cidade do Rio de Janeiro. Atuou também como consultor para o desenho da fonte proprietária dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e para o projeto de sinalização dos jogos.

Cyntia Malaguti: designer formada pela ESDI – UERJ (1980); doutora em arquitetura e urbanismo pela FAU USP(2000). É professora-pesquisadora dos cursos de design do Centro Universitário Senac e da FAUUSP. Especializada em Gestão do Design e Design para Sustentabilidade, desenvolve pesquisas abrangendo temas como logística reversa, cultura material e matérias-primas para design.

Guilherme Sebastiany: formado pela USP em arquitetura e MBA em Branding pelo Rio Branco. Acumula 20 anos de experiência desenvolvimento de marcas e 14 anos em Branding. É sócio fundador da Sebastiany Branding, empresa com 13 anos de mercado e da Brandster, escola online e presencial de Branding. Foi professor dos MBAs em Branding do Rio Branco, IED – Instituto Europeu de Design, e da BSP – Business School São Paulo.

Alex Hornest: artista multidisciplinar que vive e trabalha em São Paulo, cidade que o inspira e o faz refletir sobre temáticas urbanas, lúdicas e introspectivas. Baseado nisso produz sua obra focado na relação entre as cidades e seus habitantes utilizando diferentes técnicas como pintura, escultura, colagem, fotografia e meios audiovisuais.

Ney Valle: diretor da Dupla Design, agência que criou, com Claudia Gamboa, em 1991, no Rio de Janeiro. Esteve à frente de projetos como o branding/identidade dos Jogos Pan e Parapan-americanos Rio 2007, da ArtRio [Feira Internacional de Arte do Rio], do Museu de Arte Conteporânea de Niterói e do Museu de Arte Naïf do Rio de Janeiro, entre outros.– muitos deles premiados nacional e internacionalmente. Entre 2010 e 2016, Ney Valle e Claudia Gamboa foram os heads de Design dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Alejandro Sarmiento: designer industrial formado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Nacional de La Plata. Seus projetos envolvem diferentes campos de design, que vão desde a exploração e experimentação até o desenvolvimento de produtos. Já desenvolveu projetos para várias empresas, como Essen da Argentina, I-D Fashion Magazine de Londres, Center Studi Alessi-Biological Project, Milão, Itália. Criou o “Pet Project” para reciclagem de resíduos sólidos urbanos. Em 2007, de acordo com a FORK (Londres) foi considerado um dos 100 designers mais influentes do mundo.

Uno de Oliveira: designer de efeitos visuais (ESPM) e trabalha na área há mais de 10 anos. Atualmente trabalha como Supervisor de Efeitos Visuais na Rede Globo. Já fez parte da equipe de criação de efeitos de grandes sucessos como Novo Mundo, Velho Chico, A Regra do Jogo, Avenida Brasil, entre tantos outros. É também um dos idealizadores do blog Caligraffiti e um dos realizadores do Insert, grande evento de design que aconteceu em 2012.

Rafaela Marquette: com graduação em Moda e cursos de aperfeiçoamento realizados em Londres, na London College of Fashion e Cetral Saint Martin. Trabalha há 11 anos na área de Moda, em empresas de pequeno e grande porte, para os segmentos feminino adulto, feminino infantil e acessórios, com produtos desenvolvidos para insourcing e outsourcing (nacional e importado), em malha, tecido plano, tricô e jeanswear. Na função de Fashion Buyer, além de realizar as atividades de estilo, era responsável pelas atividades de negociação, compra, custo, meta de rentabilidade do produto e busca por novos fornecedores.

Workshops
Para uma melhor distribuição da participação dos inscritos, segundo evento, os interessados poderão escolher o tema desejado na segunda-feira (23/10), a partir das 16h no Centro de Convenções. No entanto, será disponibilizada 30% das vagas destinadas entre as 16h às 18h, enquanto 70% das vagas serão destinadas das 18h em diante.

Ingressos
Caso você queira participar do evento, os ingressos estão disponíveis no site oficial do Gampi Design ou, ainda, você poderá adquirir durante o evento.

Mais lidas

INÍCIO