As inscrições foram prorrogadas e vão até o dia 9 de julho
Um concurso organizado pela Organização Latinoamericana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores – OLACEFS oferece um apoio de US$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos dólares norte-americanos) para desenvolvimento de jogos.
Em alta, o design de games tem sido utilizado por organizações internacionais, governos e empresas para a criação do que é chamado de jogos sérios. Estas ferramentas são utilizadas para conscientizar e educar os consumidores em relação a aspectos relevantes para suas vidas.
No jogo sério, a educação – em sentido amplo e nas suas mais variadas formas – é o objetivo principal, ao invés de entretenimento. Esse tipo de game deve ter pelo menos três componentes obrigatórios:
- objetivo de aprendizagem (explícito ou não);
- deve permitir simulação em mídia interativa envolvente; e
- deve ter algum elemento de jogo.
Já a categoria de interesse público é aquele que fomenta e qualifica o engajamento social na atividade de controle público. Esse fomento deverá estar relacionado aos seguintes temas: o controle social; a prevenção e combate à fraude e a corrupção; e/ou a participação social no ciclo de políticas públicas.
Dessa forma, este concurso tem um campo de enquadramento amplo, dando aos proponentes flexibilidade para apresentarem projetos criativos. A título exemplificativo, não exaustivo, serão aceitos projetos relacionados a um ou mais dos seguintes subtemas:
- accountability;
- facilitação de denúncia (whistleblower);
- papel das Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFSs); e/ou
- Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
- Em relação às tecnologias utilizadas, os jogos propostos deverão ser compatíveis com, no mínimo, uma das seguintes plataformas: Android; iOS; Linguagem HTML5; ou Windows Phone.
Ficou interessado? O edital do concurso está disponível no site oficial.