facebook
Notícias

As novas regras da ABNT para os serviços em design

ABNT de Design
Comissão reunida na sede da ABNT em São Paulo, durante uma das reuniões de 2016 (Foto: Divulgação/Gabriel Patrocinio).

O objetivo das regras é organizar o mercado de design e padronizar os serviços, suas entregas e as expectativas dos clientes.

Terminou no último dia 28 de março de 2017 mais um ciclo de atividades da Comissão de Estudo Especial – Serviços de Design (CEE-219), da ABNT, com a reunião de análise da Consulta Nacional sobre a norma de diretrizes para boas práticas em serviços de design.

Leia também: Anúncio das normas publicadas aqui no DCon, em abril do ano passado

A consulta teve uma participação expressiva (segundo dados comparativos da própria ABNT) e a reunião foi encerrada com a aprovação da norma pela comissão.

“Com isto, podemos dizer que o design brasileiro passou a contar com duas normas específicas que ajudarão a nortear os diversos processos relacionados à contratação dos serviços de design”, afirmou Gabriel Patrocinio, diretor da Associação de Design de Produto (ADP) em seu perfil do Linkedin.

A próxima etapa será o encaminhamento para revisão e publicação, e deverá estar disponível para aquisição e consulta em aproximadamente um mês.

Os trabalhos da comissão se iniciaram a partir do convênio feito entre o Sebrae e a ABNT e contaram com diversos colaboradores, sob a coordenação do designer Alexandre Mussnich (Planobase Lubianca, Porto Alegre) e com a assistência do designer e professor da PUC-PR Aguilar Selhorst (Megabox, Curitiba).

O trabalho da comissão foi feito por meio da participação de diversas instituições profissionais e de ensino do país: ADP, ADG, Adegraf, Abedesign, Prodesign-PR, Sindesign, ABD, Centro Brasil Design, Centro Minas Design, ABRE, Abiplast, Abinee, INPI, CAU, SEBRAE, PUC-PR, UERJ, SENAC, SENAI, UFPR, FAAP, UEMG, UniBH, além das empresas já mencionadas Planobase Lubianca, Megabox, e Emphasis Design.

Gabriel Patrocinio ainda informou que em breve será divulgado o link para a aquisição das normas, oferecidas a preços diferenciados através do site do Sebrae.

 

INÍCIO