Uma das grandes dificuldades dos profissionais iniciantes e até experientes na área gráfica é a diferenciação dos tons de cores apresentados na tela do computador (desktop publishing) para o tom que resultará no produto final impresso (WYSIWYG).
Pensando nisso, a editora J. J. Carol lançou o quarto volume do Guia de Cores CMYK. Ele é voltado a profissionais da área criativa (designers gráficos, agências de publicidade, impressores, fotógrafos, departamentos de marketing e profissionais ligados às artes gráficas).
Recebemos um exemplar do primeiro volume da coleção, publicado em 2016. Listamos as principais características que você poderá encontrar no produto.
Com uma embalagem reforçada e o livro produzido em papel couchê, o material possui uma ótima qualidade de impressão e um acabamento que dá um toque a mais nas páginas.
O guia tem um projeto gráfico limpo e que valoriza a principal função: a verificação dos tons de cores para o momento da impressão.
Outra característica interessante é que o livro possui uma linguagem didática e fácil aos profissionais da área, facilitando também àqueles que são iniciantes no design gráfico.
Podemos notar isso porque desde o início se encontra uma apresentação da editora Jacques Rutman e um Manual de Utilização do livro, que traz principais explicações e conceitos da utilidade do guia, facilitando a experiência aos profissionais que nunca tiveram contato com um material do tipo.
O conteúdo apresentado segue a Norma 12.647-2, o que significa que pode ser utilizado como referência de cores confiável independentemente do local e equipamentos que serão utilizados na hora da impressão.
São 110 mil composições de cores, que podem ser encontradas, com porcentagens que variam no acréscimo de 5 em 5%.
Além de estar disponível em português, as partes explicativas contam com traduções para Inglês e Espanhol. Conta também com um CD, que disponibiliza em PDF o conteúdo da versão impressa.
Se você ficou interessado, você pode encontrar o produto no site da editora.