Mercado

Investimentos em publicidade têm queda de 1,6% em 2016

TV aberta acumulou no período R$ 71,6 bilhões, crescimento de 2,4% em relação a 2016 (Foto: Reprodução).

Um levantamento feito pelo Kantar IBOPE Media apontou o cenário da publicidade no mercado brasileiro no ano passado. Com uma movimentação de R$ 129.9 bilhões, o número é 1,6% menor dos R$ 132 bi registrados em 2015.

Entre as mídias pesquisadas, a TV aberta, TV por assinatura e jornal foram as plataformas que mais receberam verbas das pouco mais duas mil empresas anunciantes em 2016.

TV aberta lidera na arrecadação de publicidade

TV aberta lidera na arrecadação de publicidade (Foto: Reprodução).

A TV aberta acumulou no período o equivalente a R$ 71,6 bilhões, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. A TV paga, com R$ 16,4 bilhões arrecadados, avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento 14,5%.

“Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior”, comentou em nota Rita Romero, diretora executiva do monitor da Kantar.

MÍDIA-EXTERIOR-INVESTIMENTO

MEIOS Jan a Dez/2016 Jan a Dez/2015
R$ (000) (%) R$ (000) (%)
Total 129.984.446 100 132.059.608 100
TV ABERTA 71.616.459 55,1 69.961.861 53,0
TV ASSINATURA 16.407.050 12,6 15.064.924 11,4
JORNAL 15.263.439 11,7 16.851.771 12,8
TV MERCHANDISING 7.955.511 6,1 6.945.328 5,3
RÁDIO 4.894.977 3,8 5.173.378 3,9
REVISTA 4.737.082 3,6 5.386.908 4,1
DISPLAY 4.513.854 3,5 8.724.182 6,6
OOH 2.888.245 2,2 1.585.447 1,2
SEARCH 1.197.832 0,9 1.640.247 1,2
CINEMA 509.998 0,4 725.564 0,5

 

Internet
O instituto afirma que os dados divulgados para o meio digital não devem ser interpretados como uma retração dos investimentos neste ambiente – R$ 5,7 bilhões em 2016. Isso porque, a atual cobertura do estudo considera apenas os formatos display e search em desktop com comercialização direta pelos publishers. Entretanto, o cenário atual mostra que tem ocorrido uma distribuição dos investimentos no ambiente digital, com maior participação de vendas programáticas, vídeos e mobile, ainda não representadas pela empresa, diz a pesquisa.

Para 2017, a Kantar IBOPE Media, o instituto pretende continuar avançando no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes, para que o mercado possa acompanhar o esforço desses investimentos.

Divulgação completa
O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2016 – que traz informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos, mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado em março pela Kantar IBOPE Media.

Atualização: o estudo está disponível no link http://bit.ly/2APjNd2

Mais lidas

INÍCIO