Um levantamento feito pelo Kantar IBOPE Media apontou o cenário da publicidade no mercado brasileiro no ano passado. Com uma movimentação de R$ 129.9 bilhões, o número é 1,6% menor dos R$ 132 bi registrados em 2015.
Entre as mídias pesquisadas, a TV aberta, TV por assinatura e jornal foram as plataformas que mais receberam verbas das pouco mais duas mil empresas anunciantes em 2016.
A TV aberta acumulou no período o equivalente a R$ 71,6 bilhões, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. A TV paga, com R$ 16,4 bilhões arrecadados, avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento 14,5%.
“Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior”, comentou em nota Rita Romero, diretora executiva do monitor da Kantar.
MEIOS | Jan a Dez/2016 | Jan a Dez/2015 | ||
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R$ (000) | (%) | R$ (000) | (%) | |
Total | 129.984.446 | 100 | 132.059.608 | 100 |
TV ABERTA | 71.616.459 | 55,1 | 69.961.861 | 53,0 |
TV ASSINATURA | 16.407.050 | 12,6 | 15.064.924 | 11,4 |
JORNAL | 15.263.439 | 11,7 | 16.851.771 | 12,8 |
TV MERCHANDISING | 7.955.511 | 6,1 | 6.945.328 | 5,3 |
RÁDIO | 4.894.977 | 3,8 | 5.173.378 | 3,9 |
REVISTA | 4.737.082 | 3,6 | 5.386.908 | 4,1 |
DISPLAY | 4.513.854 | 3,5 | 8.724.182 | 6,6 |
OOH | 2.888.245 | 2,2 | 1.585.447 | 1,2 |
SEARCH | 1.197.832 | 0,9 | 1.640.247 | 1,2 |
CINEMA | 509.998 | 0,4 | 725.564 | 0,5 |
Internet
O instituto afirma que os dados divulgados para o meio digital não devem ser interpretados como uma retração dos investimentos neste ambiente – R$ 5,7 bilhões em 2016. Isso porque, a atual cobertura do estudo considera apenas os formatos display e search em desktop com comercialização direta pelos publishers. Entretanto, o cenário atual mostra que tem ocorrido uma distribuição dos investimentos no ambiente digital, com maior participação de vendas programáticas, vídeos e mobile, ainda não representadas pela empresa, diz a pesquisa.
Para 2017, a Kantar IBOPE Media, o instituto pretende continuar avançando no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes, para que o mercado possa acompanhar o esforço desses investimentos.
Divulgação completa
O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2016 – que traz informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos, mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado em março pela Kantar IBOPE Media.
Atualização: o estudo está disponível no link http://bit.ly/2APjNd2