Se 2016 ficou marcado pelo redesign de grandes marcas nacionais e internacionais da comunicação (Oi, Tim, Instagram e Uber), 2017 tem trazido uma relevante mudança nas identidades de instituições de cultura pelo mundo.
Primeiro foi a Orquestra Sinfônica de Quebec, no Canadá.
Recentemente, a Singapore Symphony Orchestra revelou sua nova identidade.
E agora é a vez da Minnesota Opera.
Criada em 1963, a agora conhecida MN Opera, lançou recentemente uma nova identidade. O objetivo é comunicar a “paixão implacável pela inovação na ópera”.
Para isso, foi criado um projeto em que as letras formam um movimento e rodam para reimaginar continuamente a palavra ópera.
“À medida que esses elementos se juntam para criar nosso novo visual, eles continuarão a definir o nosso compromisso de avançar a forma de arte da ópera – agora, e todas as estações ainda por vir”, divulgou a companhia.
Além disso, o conceito do novo logotipo da Minnesota Opera é construído em um sistema de flexibilidade. A rotação de letras-chave dentro do logotipo mostra que o Minnesota Opera está sempre olhando para apresentar a ópera de maneiras inesperadas. “Uma série de diferentes orientações do logotipo foram projetadas para funcionar dentro desse sistema, que vão de simples a complexas”.
Em relação à paleta de elementos visuais, cada figura é baseada no padrão de vibração de uma superfície que ressoa a uma freqüência específica. À medida que a frequência aumenta, os padrões se tornam mais complexos. Esses números são feitos de forma visual.
Assista ao vídeo do experimento:
Confira o resultado:
O projeto completo não foi divulgado, nem o responsável pelo projeto.
Com colaboração de Brand New.