A Bauducco, uma das principais empresas alimentícias do Brasil, divulgou um novo logotipo e identidade visual. A novidade ocorre quando a companhia chega aos 70 anos e buscava ser movimento estratégico de evolução e fortalecimento da marca.
Podemos dizer buscava até o início da semana, quando o novo projeto já circulava na internet. Mas, após a divulgação de uma nova campanha com as cantoras Duda Beat e Juliette, aconteceu a acusação de plágio por parte da marca com a utilização da frase “Magia Amarela”.
Isso porque o artista Emicida havia sido cotado antes para estrelar a campanha publicitária devido a canção “AmarElo”, mas supostamente por causa da verba disponível e agenda, segundo o cantor, a parceria não foi concretizada. Assim, logo após a divulgação do clipe, devido a tamanha repercussão negativa, a campanha foi cancelada, revertendo todo o esforço positivo com a mudança de branding.
O conceito
A ideia inicial da mudança era fazer com que a marca demonstrasse ser mais contemporânea e conectada com as novas gerações de consumidores. Para isso, houve a mudança da tipografia do logotipo e a adoção de uma nova família tipográfica que conversa com a identidade para as peças publicitárias.
“Iniciamos esse processo há 3 anos, quando entendemos que a assinatura histórica da marca dificultava a ampliação da nossa narrativa por ser unilateral e autocentrada, o que ia em direção oposta à nossa estratégia de fortalecer a conexão com nossos novos consumidores. A partir desse desafio e à luz do nosso propósito, ressignificamos o sentimento de família, por meio da ampliação do conceito para abranger os novos formatos familiares, com foco na conexão e laços entre as pessoas. Essa decisão nos permitiu uma maior aproximação das conversas, sem nos distanciar do que somos”, conta André Britto, CMO da Bauducco, responsável por esse movimento.
Detalhes
Outra mudança significativa foi a exclusão da forma que envolvia a tipografia do logotipo.
Além disso, o amarelo, marca registrada dos produtos, foi repensado e ganha um novo tom, “mais quente e elegante”.
Esta é a segunda vez na história da empresa em que há um movimento único para atualizar identidade em cem por cento do seu portfólio.
As novas embalagens já podem ser encontradas no Brasil de forma gradual e a aplicação da nova identidade já pode ser vista no site e redes sociais da empresa.