Mercado

O que acontece na 12ª Bienal de Design Gráfico, em Brasília

Logotipo da 12ª edição do evento (Foto: Reprodução).

Até o dia 10 de setembro, Brasília sedia a 12ª edição da Bienal Brasileira de Design Gráfico, o principal evento da área no país, que comemora 25 anos de existência neste ano. A mostra é gratuita, aberta ao público e será realizada na CAIXA Cultural Brasília.

Segundo a organização do evento, a vinda para a capital federal representa um reconhecimento da qualidade e do crescimento do movimento do design da cidade.

“Este momento serve para refletirmos as conquistas do design, discutirmos rumos e traçar planos. Aqui conseguimos promover um intenso diálogo entre inovação, empreendedorismo, cultura, desenvolvimento econômico, sustentabilidade e sociedade”, afirma Bruno Porto, coordenador do Curso de Design Gráfico do Centro Universitário IESB e curador da Bienal.

Ao todo foram 1391 trabalhos inscritos de todo o país. Destes, 500 foram selecionados por uma comissão formada por 90 designers de 20 países do mundo. Todos os eleitos constarão do site do evento e do catálogo com 560 páginas publicado pela Editora Blucher. A mostra na CAIXA Cultural Brasília terá 50 peças, destacadas pelos jurados por qualidades como inovação, excelência técnica e sustentabilidade. “Além de design gráfico, também foram selecionados projetos de design de produtos, de moda, mídia interativa, quadrinhos, publicidade e arquitetura. Para premiá-los, faremos uma cerimônia dia 05/08, no IESB Norte”, destaca Porto.

Confira alguns dos projetos expostos (Bienal/Divulgação):

Design das medalhas da Rio 2016

Brinde corporativo de aniversário “All You Need Is An Appl”, da Blablu (PR)

Fanzines Bailes, de Danilo de Paulo (SP)

Em 11 edições já realizadas pela Associação dos Designers Gráficos – ADG Brasil, a Bienal reuniu, registrou e expôs cerca de 3.000 projetos de design para um público calculado em quase 300.000 pessoas de 50 países.

“O design gráfico é transversal a todos os setores e cria um interesse em todas as áreas do conhecimento. Então, a Bienal acaba sendo um grande evento de todo o design brasileiro”, ressalta o curador.

Esta 12ª edição é uma co-realização da ADG Brasil com a Adegraf – Associação dos Designers Gráficos do Distrito Federal, com patrocínio do Centro Universitário IESB, Naoum Hotel, Central Park,  Correio Braziliense e CAIXA Cultural.

Programação Paralela
Outras mostras ligadas ao design gráfico serão apresentadas na CAIXA Cultural Brasília no mesmo período: a Sétima Bienal de Tipografia Latino-Americana Tipos Latinos, que reúne 76 projetos de fontes digitais desenvolvidos por designers de 14 países da América Latina e a exposição Primeiras Impressões, idealizada pelo premiado designer paulistano Gustavo Piqueira, abordando a cultura gráfica do século XVI e sua influência na criação do imaginário do Brasil como país.

Eventos que ainda irão ocorrer na programação paralela:

  • Behance Portfolio Review – Edição Especial da Bienal: Sábado, 2 de setembro;
  • II EnQuadrinhos – Encontro de Quadrinhos de Brasília: Segunda, 4 de setembro;
  • RDesign Brasília 2017 – Encontro Regional de Estudantes de Design Centro-Oeste/Minas Gerais: 7 a 10 de setembro), além de workshops e lançamento de publicações.

12ª Bienal Brasileira de Design Gráfico
04 de agosto a 10 de setembro de 2017
Terça a domingo, das 9h às 21h
CAIXA Cultural Brasília
Programação completa em www.bienaladg.org.br
Entrada franca

Mais lidas

INÍCIO