Uma seleção de 19 designers e ilustradores do País recebeu – e topou − o desafio de produzir suas capas de jornal com liberdade de criação, sobre o 12 de maio de 2016, o dia da abertura do processo de impeachment, quando o Senado afastou a Presidente Dilma Rousseff.
O projeto, que iniciou com 24 páginas, é uma iniciativa do projeto “A Capa – A primeira página que você não vê no jornal que você lê”, liderado por sete jornalistas brasileiros e com a participação de designers e ilustradores do país. Trata-se de um “jornal sem jornal”, em que somente a capa é produzida e não há páginas ou seções tradicionais de um jornal.
“Todo designer e jornalista visual sempre quis publicar uma ‘capa dos sonhos’, mas o espaço nem sempre existe nas mídias tradicionais. Foi a oportunidade para todos realizarem suas ideias sem limites e em cima de um tema tão forte que é o impeachment”, explica a publicação.
As primeiras páginas foram publicadas nas redes sociais de A Capa ao longo da quinta-feira, 12 de maio, e a repercussão dos leitores foi imediata. “Nossa proposta cuidou para não engessar ou amarrar o processo criativo. Cada artista visual teve a liberdade de expressar o seu talento e a sua visão própria, inclusive ideológica, para o 12 de maio no Brasil”, acrescenta Edgar Gonçalves Jr., idealizador de A Capa e integrante do grupo, que, além de Renata e Edgar, conta com Fabrício Cardoso, Nelson Nunes, Cláudio Duarte, Fábio Nienow e Evandro de Assis.
Com bases localizadas de São Paulo a Brasília, passando por Goiânia, Florianópolis e Blumenau, os integrantes do projeto convivem em permanente estado de reunião de pauta no Whatsapp e Messenger. Pelos aplicativos, trocam desde as ideias iniciais às páginas acabadas, pendentes apenas da revisão final antes de publicação.
Por ser um jornal sem jornal, A Capa não tem horário de fechamento. Fecha quando há uma ideia consolidada, e num único dia podem ser publicadas várias capas.
Confira o projeto completo no Facebook.