Foi a partir da sua paixão pelo futebol que Filipe Oliveira, de 20 anos, idealizou um projeto que transformou escudos de grandes times brasileiros com design semelhante ao dos times Manchester City, New York City e Melbourne City.
A ideia do estudante do último ano de Design Gráfico surgiu após dois momentos: o primeiro foi em 2015, durante uma apresentação do Flávio Augusto (brasileiro, dono do Orlando City da MLS).
Naquela época, o Orlando ainda não tinha jogado uma partida pela Liga Americana e mesmo assim apresentou um projeto gigantesco, de revitalização, branding e estruturação de todo o time para os próximos anos”, conta.
O segundo momento de inspiração foi a leitura sobre o New York City, outro time da liga americana que estava surgindo.
Assim os times da City Football Group mantém um padrão no design dos seus escudos, que funciona bem nos meios digitais como a TV, Internet e Smartphones e parei pra pensar se esse padrão de design que o Manchester City, New York City e Melbourne City estavam usando funcionaria em outros clubes”, diz.
Tomadas as referências, Filipe pediu sugestões em sua página pessoal no Facebook, a Fifa da Depressão e, então, os membros sugeriram os demais clubes. Após isso utilizou o Illustrator para fazer as peças. Confira o resultado:
Acho que é um dos mais desafiadores que tem por ai, Além da limitação de cores ao ter que respeitar as de um clube, imagina criar o uniforme de um time que conta com mais de 20 milhões de torcedores e 100 anos de história? um desafio e tanto e impossível agradar todo mundo, tem que visar pelo menos agradar o máximo possível”, diz Filipe sobre criar identidade visual para clubes esportivos.