O nome de uma empresa, assim como a identidade visual, é importante para criar uma boa imagem perante o público. Mas isso nem sempre acontece.
Algumas vezes, a mesma marca precisa utilizar nomes e logos diferentes em países distintos. Isso acontece por estratégia comercial ou algum impedimento legal dependendo do país, além de outros motivos.
O site americano Bright Side fez uma seleção de marcas que possuem mais de um nome dependendo do país em que se encontra.
Confira a lista:
Fundada pela Unilever em 1983 na França, quando criada, alguns países já utilizavam o nome AXE já não estava mais disponível. Para então distribuir os produtos no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia e China, a empresa adotou o nome de Lynx.
O primeiro Burger King surgiu nos Estados Unidos em 1954, e desde então a marca começou a abrir novos restaurantes sob esse nome em todo o mundo. No entanto, antes de entrar no mercado australiano, os executivos da empresa descobriram que já existe uma marca com o mesmo nome. Portanto, Burger King inventou um novo nome para a Austrália: Hungry Jack’s.
A Danone foi fundada pelo farmacêutico espanhol Isaac Carasso. O nome surgiu depois do nascimento do filho Daniel, que tinha o apelido de Danone na família. Ao entrar no mercado dos EUA, os executivos da empresa decidiram tornar a marca mais “americana”, chamando-a de Dannon. Outro motivo da mudança foi porque os americanos pronunciavam dan- um (em inglês, dan one).
A Walkers foi fundada no Reino Unido em 1948. Anos depois, em 1989, a PepsiCo, produtor de chips de Lay, comprou a Walkers. Depois disso, os chips britânicos mudaram de design, mas mantiveram o mesmo nome: Walkers.
Assim como a Axe (Lynx), a Rexona é uma marca da empresa Unilever. No Reino Unido, é conhecida como Sure, nos EUA – Grau, no Japão – Rexena, e na África do Sul – Escudo.
O famoso chocolate Twix era originalmente chamado de Raider quando criado em 1967 e depois foi dado o nome de Twix no ano de importação aos Estados Unidos, em 1979.
Por último, a marca que mais tem variações da lista é a Mr. Clean. Em quase todos os grandes países, a empresa tem seu próprio nome. Alguns dos nomes: Mr. Clean (EUA, Canadá), Meister Proper (Alemanha), Monsieur Propre (França), Maestro Limpio (México e América Latina), Mastro Lindo (Itália). O Reino Unido e a Irlanda simplesmente o chamaram de Flash.