O Facebook anunciou a primeira fase de um novo sistema de identidade visual da rede social. A mudança tem como objetivo facilitar a exploração e a conexão entre as pessoas em todos os pontos de contato e faz parte da evolução do aplicativo e da marca, que busca se manter mais contemporânea e conectada com as novas gerações de consumidores.
Entre as novidades estão um novo design do logotipo, que ficou mais ousado, elétrico e duradouro, uma nova paleta de cores, que é mais vibrante e otimizada para a acessibilidade, e uma atualização das Reações, que são uma forma visual de responder a um post, comentário ou história.
Novo logotipo
A nova proposta incorpora uma expressão mais confiante do azul da marca, que é mais acessível visualmente no aplicativo e proporciona um maior contraste para o “f” se destacar. Usando a fonte personalizada Facebook Sans, a marca redesenhou o símbolo e o nome para criar um tratamento consistente e melhorar a legibilidade em todo o Facebook.
“Queríamos garantir que o logotipo atualizado parecesse familiar, mas dinâmico, polido e elegante na execução. Estas mudanças sutis, mas significativas, permitiram-nos alcançar equilíbrio ótico com uma sensação de movimento para a frente”, diz Dave N., Diretor de Design, Facebook
Nova paleta
A nova paleta de cores mantém o azul como a cor fundamental, mas se expande com um espectro de cores secundárias que criam uma distinção maior para o Facebook no marketing e na comunicação com as pessoas no aplicativo.
A gama tonal profunda dos azuis secundários permite flexibilidade e equilíbrio como uma única expressão da identidade da marca.
Redesign das reações
As Reações, que são uma forma de as pessoas se expressarem ao interagirem com o que descobrem no Facebook, também passaram por uma reformulação.
As novas Reações são mais expressivas, divertidas e animadas, e já estão sendo testadas.
A nova identidade visual do Facebook é resultado de um trabalho colaborativo entre equipes de design, engenharia, produto e marketing da empresa.