Entrevistas

As alternativas à nova marca do Governo Federal

Conversamos com autores de dois projetos em destaque (Foto: Montagem/Reprodução).

Se em 2015 o destaque da comunicação do até então Governo Dilma foi o slogan “Brasil, Pátria Educadora”, no governo empossado no início do mês, foi o logotipo que chamou a atenção dos internautas.

Com degradês aplicados de diferentes formas, o projeto feito pela Secom trouxe à tona elogios e críticas nas redes sociais durante estes primeiros dias de 2019.

E foi a partir dos pontos destacados pelos diversos comentários que novas opções feitas por designers vieram de diferentes partes do país. Conversamos com autores de projetos que ganharam destaque. Confira:

Uma discussão em grupo de Whatsapp do trabalho do designer Abraão Batista sobre melhorias na marca divulgada foi o pontapé inicial para o início de um projeto de redesign do logo do Governo Bolsonaro. A iniciativa de refazer o projeto teve como principal objetivo manter os traços do projeto original, mas com melhorias de acordo com a visão do profissional.

Abraão focou no alinhamento dos elementos, correções estruturais e no uso de uma tipografia “mais robusta e marcante”. Além disso, procurou trabalhar na coloração, que segundo ele, os tons estavam muito opacos e sem vida.

“Forcei a barra com tons mais escuros, pra contrastar, logo adiante, com tons mais claros e formar um degradê. Levaria mais tempo, mas meu desafio era não passar de 20 minutos de trabalho”, conta.

Veja o resultado:

Outra proposta que ganhou destaque foi a do estudante de Publicidade Warleson Oliveira, do Ceará. Ao invés de apenas contribuir com feedbacks negativos em comentários nas redes, ele decidiu criar uma solução com uma pegada mais atual.

Marca elaborada ultrapassou 600 avaliações em portfólio on-line (Foto: Reprodução).

“Tomei a liberdade de fugir um pouco do ‘padrão’ com relação a formatos”, diz.

O estudante conta que buscou deixar o logo com um aspecto mais jovem e moderno, mas sem tirar o conceito principal.

Isso se reflete nas formas. O símbolo passaria a ser quadrado, o que permitiria uma maior dinamicidade, segundo ele. E as pontas, tanto do símbolo quanto da fonte, mais arredondadas, portanto, mais leves.

Confira os detalhes:

Repercussão

O projeto, que durou poucas horas para ser finalizado, recebeu diferentes tipos de críticas e chegou a ter mais de 600 avaliações em seu projeto no Behance.

“Me surpreendi com tantas pessoas que apreciaram o projeto. Alguns até mesmo dizendo que deveria chegar ao presidente para ser trocado”, conta.

O estudante afirma também que recebeu retornos negativos, mas que em nenhum momento ficou abatido. Para ele, opiniões são sempre bem-vindas, e tratam-se de compartilhamento de conhecimento.

“No geral foi uma grande experiência, gostei muito de ver toda a repercussão. Talvez isso ajude as pessoas a agirem um pouco mais com proatividade, em vez de apenas sair espalhando comentários negativos na internet”, conclui.

Mais lidas

INÍCIO