A próxima edição da Eurocopa, que irá ocorrer em 2020, já tem o logotipo definido. O conceito trazido para o projeto é a festividade do poder dos jogos.
“As pontes transformam-se no denominador comum, unindo todas as cidades anfitriãs numa só”, explica o diretor criativo da Young & Rubicam Portugal, Hélder Pombinho, responsável pelos logotipo.
Com a vitória da Young & Rubicam Portugal no concurso, um ciclo de sucesso de outra empresa de design portuguesa foi quebrado, a Brandia Central, que tinha criado os logotipos dos campeonatos da Europa de 2012 e de 2016 e de 2018.
Este logotipo do Euro2020 é um símbolo verdadeiramente festivo do poder do futebol como um fator de união e que celebra a diversidade cultural das cidades anfitriãs”, disse o diretor de marketing da UEFA, Guy-Laurent Epstein.
O elemento visual da proposta vencedora apresenta uma ponte em referência às 13 cidades-sede, que estarão também representadas pelos seus monumentos mais emblemáticos, edifícios históricos e estádios onde decorrerão os jogos, sem esquecer os adeptos.
Nesta edição, diferentemente das outras, várias cidades serão sede: Londres, Munique, Roma, Baku, São Petersburgo, Bucareste, Amesterdão, Dublin, Bilbau, Budapeste, Bruxelas, Glasgow e Copenhaga.