Notícias

Emblema dos jogos olímpicos de Inverno Pequim 2022 é divulgado

Cerimônia de lançamento, na China (Foto: COI).

Combinando elementos tradicionais e modernos da cultura chinesa e características que incorporam a paixão e a vitalidade dos esportes de inverno, o Comitê Olímpico divulgou o emblema oficial de Pequim 2022 em cerimônia no último dia 15, na China.

Criado pelo artista Lin Cunzhen, co-autor do emblema para os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão Nanjing 2014, o projeto reproduz o símbolo 冬, que significa “inverno” em tradução livre. Além disso, traz a imagem de um patinador na parte superior e um esquiador na parte inferior. Há também uma fita fluente entre eles que simboliza as montanhas ondulantes do país anfitrião, locais olímpicos, pistas de esqui e pistas de patinação. Confira:

Emblema oficial divulgado no último dia 15 (Foto: Reprodução).

Cores
O uso do azul no emblema representa sonhos, futuro e pureza de gelo e neve, enquanto o vermelho e o amarelo – as cores da bandeira nacional da China – simbolizam paixão, juventude e vitalidade.

Em uma mensagem de vídeo pré-gravada apresentada na cerimônia, o presidente do COI, Thomas Bach, descreveu o lançamento como um marco para a China e o Movimento Olímpico: “O emblema é um símbolo de ambições e sonhos. Isso irá gerar entusiasmo e antecipação na China e em todo o mundo para o nosso objetivo compartilhado de um destacado Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022”, afirmou.

Jogos paraolímpicos (imagem principal)
Na ocasião, também foi apresentado o emblema para o jogos paraolímpicos. O projeto incorpora o personagem chinês para ‘fly’, 飞, que evoca a imagem de um atleta de cadeira de rodas que se aproxima da linha de chegada e da vitória. Além disso, o projeto incorpora o espírito do paralímpico e sua busca pela excelência esportiva, uma missão que inspira e excita o mundo.

A versão não foi divulgada de forma oficial no site do Comitê, apenas por meio do registro do evento.

Mais lidas

INÍCIO