Dicas

7 dicas essenciais de como se manter produtivo

Dicas da Shutterstock, banco mundial de imagens, mostram como você pode ficar mais produtivo

Não importa o quanto você ama trabalhar como designer, uma hora ou outra você vai cair na rotina ou se deparar com um job difícil de terminar. Todos nós já sentimos uma vez na vida uma quedinha na produtividade. E atire a primeira pedra quem nunca foi atrás de dicas de como melhorar seu rendimento e se deparou com coisas impossíveis ou difíceis de serem seguidas.

Nunca mais perca um deadline com as seguintes técnicas:

  1. Livre-se do caos com dois monitores

Em alguns lugares, trabalhar com dois monitores é obrigatório. Mas se você está trabalhando de casa, ou da agência, mas com apenas um monitor, converse com um dos seus chefes e faça dos dois monitores uma prioridade. Simplifique seu fluxo de trabalho deixando qualquer programa de edição aberto em uma tela, e suas pesquisas, inspirações, ferramentas de comunicação na outra. Você pode até não acreditar, mas alternar para frente e para trás constantemente suas janelas realmente toma um tempo valioso durante o seu dia de trabalho, como bem confirmou Brent Summers, do blog Digital Telepathy.

  1. Torne-se um/a especialista dos atalhos

A galera do Digital Telepathy também é responsável por essa dica; todo designer sabe o quanto seu dia de trabalho pode ser tomado por cliques desnecessários. Especialmente para ferramentas que você precisa dominar é imperativo memorizar e implementar atalhos de teclado para melhorar seu fluxo de trabalho diário. Claro que você não precisa adivinhar todos eles – existe uma coleção de dicas de atalhos gigante aqui para usuários de Mac. Você também encontrará monitores multi-touch e aplicativos recomendados para acelerar o uso diário de computadores.

  1. Organize seus arquivos em bibliotecas

Independente do software que você utiliza ou o tipo de projeto, organizar os arquivos em bibliotecas é um método fácil de organização entre programas. Isso faz com que o ato de importar e localizar seus arquivos/favoritos ocorra de forma rápida e fácil. Dependendo da sua especialidade, é interessante você dedicar um tempo organizando cada elemento visual de seus clientes, como logotipos, referências visuais, imagens.

Essa dica vale também para os arquivos dentro de softwares. Ao contrário do que se pensa, muitos designers não usam plenamente este recurso – faça diferente, mantenha seus arquivos organizados e prontos para serem acessados com apenas um clique.

Organize-se: Dicas de hierarquização de arquivos digitais

  1. Defina um limite de tempo para responder e-mails

Dica do Design Instruct, temos um desejo incontrolável de agradar nossos clientes – e muitas vezes clientes “carentes” vão usar isso de maneira negativa, perdendo tempo com perguntas redundantes, ou pedindo para esclarecer decisões que já foram tomadas. Não seja vítima de e-mails. Programe um horário específico para responder todas as mensagens do dia e defina um prazo rígido para isso. Você precisa estar concentrado/a no seu trabalho, e o tempo curto para outros afazeres vai fazer com que você seja mais direto/a e conciso/a. Além disso, evite acessar redes sociais e a internet sempre que for possível. É muito menos tentador entrar no Facebook quando você sabe que tem que perder tempo ao ter que se reconectar a sua rede.

  1. Faça pausas de acordo com o seu cansaço

Antes de mais nada, você precisa de pausas. Artigos detalham os problemas de ficar sentado/a em uma mesa de oito a dez horas por dia – todos nós sabemos que nosso corpo precisa de um tempo mental e físico para permanecer produtivo. Sempre tire sua hora de almoço e programe intervalos curtos de pausa para os horários que você se sentir mais cansado/a. Millo.co recomenda que você se afaste da sua mesa sempre que você se sentir menos produtivo/a, não interessa o horário. Se você trabalha melhor das 9h às 1h, então almoce logo após 1h da tarde e programe intervalos de 15 minutos para pausas, caminhe um pouco, alongue-se e permaneça alerta. Não tente forçar a barra nos seus horários menos produtivos, seu trabalho com certeza terá consequências.

  1. Desenhos à mão devem ser obrigatórios

Muitos designers gráficos migraram 100% para o mundo digital, abandonando completamente o lápis e o papel. Mas como o CreativeBloq apontou, desenhar pode muitas vezes ser a chave para o desbloqueio criativo. Crie intervalos de um a dois minutos ao longo do dia para desenhar qualquer coisa que venha a sua mente – desenhar livremente pode resultar em grandes descobertas e ajudar a manter o lado direito do seu cérebro funcionando a todo vapor. Mantenha um caderno de sketches, lápis e caneta na sua mesa e faça do desenho parte do seu trabalho outra vez.

  1. Nomeie suas layers e estruture seus arquivos

Um dos componentes básicos que contribuem para permanecer produtivo/a como um/a designer é organizar seu trabalho. Ao escrever para um artigo da Co.Design, o diretor criativo da Huge, Ian Burns ensina designers a nomearem todas as layers dos seus layouts a fim de criar uma estrutura e dar ordem aos seus arquivos. Esse passo o ajuda a entender seu trabalho, mas também é importante para um colaborador em potencial. Qualquer pessoa que abra um arquivo desorganizado vai ter uma experiência negativa ao tentar modificar seu trabalho. Nada diminui mais a produtividade do que desorganização e caos.

Nunca mais perca seus prazos e funcione a plena capacidade ao implementar essas dicas de produtividade.

Mais lidas

INÍCIO