Tecnologia

“Lens”: a nova aposta do Google

Google Lens
Logotipo do Google Lens (Foto: Reprodução).

Durante a Google I/O, conferência anual do Google voltada para o desenvolvimento de aplicações para os seus sistemas operacionais, foi anunciada uma funcionalidade que promete mudar o rumo das pesquisas na web, a “Google Lens”.

A ferramenta é uma espécie de inteligência artificial que possibilitará a câmera de seu smartphone capturar qualquer imagem e interpretar o que ela quer dizer, fazendo com que seja mais fácil o entendimento das palavras. Imagine que você chegue em algum restaurante que não conhece, tire uma foto da fachada e logo será feita uma busca pelo Google para suas redes sociais e site, assim poderá ver a avaliação de antigos clientes, se apontada a câmera para uma planta, irá surgir informações de sua espécie.

Além disso, ela virá com um tradutor, caso tenha dificuldade com alguma língua, não se preocupe, pois o Google Lens irá traduzir tudo para você, sem esforço algum, basta uma foto e o texto nela contido será automaticamente reproduzido em sua língua.

No contexto geral, o aplicativo deverá ser útil e poderá ser usado constantemente no dia a dia. A proximidade da vida real com a virtual vai ser cada vez maior e isso implica diretamente na qualidade dos serviços. A funcionalidade chega já ao Google Assistant e ao Google Photos.

Mais lidas

INÍCIO