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Novo algoritmo do Instagram, e agora?

Em constantes atualizações, como se inserir nessa nova fase das redes? (Foto: Reprodução).

Não é mais novidade pra ninguém que o algoritmo do Instagram mudou. Você, que sentiu o peso dessa mudança nas suas publicações, ou melhor, a “leveza” nos número de curtidas e comentários, este post pode te ajudar.

Muita gente se queixou da queda nas interações e se questionando o porquê, a resposta é: “relevância”. Apesar de não saber ao certo o quanto as ações pesam, sabemos quais ações podem tornar o seu feed mais relevante diante desta atualização do Instagram.

O algorítmo do Instagram é bem similar ao do Facebook, ele mostra as fotos que o aplicativo, de acordo com métricas, acha que é mais relevante pra você.

De acordo com os dados do próprio Instagram, as situações que elevam seu nível de prioridade estão relacionadas ao tempo, dependendo de quão recente é o post. Por exemplo, se você seguir mais de 100 usuários, dificilmente você verá um post realizado há mais de 24h.

Tenha em mente que você terá o período de um dia para tornar o seu post relevante dentro do feed dos usuários que seguem você, depois disso, é provável que a sua publicação só receba visibilidade através da aba “Explorar” ou caso algum usuário acesse a publicação diretamente no seu perfil.

Existem algumas maneiras de tornar sua foto mais relevante mediante o novo algoritmo do Instagram, como o engajamento do post.

Feed: uma das maneiras de conseguir mais engajamento para as suas publicações, é com fotos de qualidade e um feed bem organizado, o simples cuidado com a edição e aparência podem te ajudar a conseguir curtidas e novos seguidores. Aqui vão alguns feeds de marcas para te inspirar: @raden, @nubankbrasil, @teturo_ e @xuzzi.

Existem, ainda, algumas ferramentas que permitem que você organize seu feed e tenha uma simulação de como ficaria a organização no aplicativo do Instagram. Alguns deles são: Planoly e Snug.

Comentários: Incentive o comentário nas suas fotos, seja propondo a marcação de amigos ou pedindo a opinião dos seus seguidores pedindo a opinião dos seus seguidores. Convide-os para ação!

UGC: User generated content ou conteúdo gerado pelo usuário, quando bem aproveitado, gera troca de interações e compartilhamento. Outros usuários podem se sentir motivados a marcar sua marca gerando visibilidade gratuita para o seu perfil. Alguns lindos exemplos são @instagram e @medodapressa.

Stories: os Stories ainda são entregues para todos os usuários que lhe seguem, aproveite para produzir conteúdo com mensagens fáceis e sugestivas.

Veja também: Instagram Stories: Modelo para publicação no tamanho correto

Pessoas que já tinham uma relação com o seu perfil, que já interagiram anteriormente com suas publicações, têm maior probabilidade de receber suas publicações na linha do tempo delas.  O Instagram detecta o vínculo e alimenta a relação entre os dois perfis.

O que significa que cada publicação de “baixa qualidade” que você colocar em seu perfil, caso não engaje seus seguidores, reduzirá sua efetividade e diminuirá a popularidade de seus posts diante do aplicativo.

Para tornar o seu perfil mais visível, você também pode conquistar seguidores através de interações, curtindo fotos e comentando coisas que engrandeçam suas publicações. O Instagram é visto como uma rede recíproca, onde as interações são trocadas através de curtidas, seguidas e comentários.

Outra maneira interessante para conseguir interações é utilizar a funcionalidade “álbum” no Instagram, experimente contar uma história fazendo uma sequência de fotos que faça sentido de uma forma divertida. Caso seu nicho seja fit, você pode montar uma sequência de exercícios ou mostrar sua alimentação inteira do dia. Expor alguns produtos que estejam na promoção ou o passo-a-passo de algum objeto handmade que você pode ensinar a fazer. Também é uma ótima tática que você faça comparações ou mostre o antes e depois dos seus produtos, resultados e melhorias de algumas técnicas, por exemplo.

Normalmente os bastidores da sua apresentação, desfile ou evento não são o foco da sua campanha. Hoje, com o fato de você não precisar escolher somente as fotos mais “photoshopadas”, você pode postar uma foto principal e mostrar os bastidores em fotos secundárias. Os usuários do Instagram são curiosos e adoram interagir com a vida real, fotos dos bastidores geram muita interação e, além de tudo, humaniza ainda mais a sua marca.

Caso sua dúvida agora seja a falta de tempo, ou a possibilidade de perder o “timming” das suas publicações, você pode usar o Instamizer para agendar suas fotos, vídeos, stories e álbuns. Você define uma estratégia de dias e horários com a certeza de que seus posts entrarão na hora configurada. Através da ferramenta você ainda pode compartilhar diretamente no Facebook e Twitter, responder mensagens diretas e comentários instantaneamente, curtir fotos e muito mais!

Esperamos ter te ajudado nessa nova fase das redes 😉

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