Dicas

Dicionário do Design

Dicionário do design

Para você que está iniciando na área do design e publicidade, reunimos alguns termos que podem te ajudar a se inserir de uma melhor forma na área. 🙂

All-type 
Tipo de arte (impressa ou digital) apenas com textos e frases escritas, sem nenhum tipo de ilustração.

Anúncio
Peça publicitária para divulgar algum produto ou informação.

Atendimento
Profissional que exerce a função de atendimento; Departamento de uma agência / estúdio que atende aos clientes da empresa; Atividade de atender a um cliente.

Arte 
Qualquer ilustração utilizada para compor uma peça publicitária. Também conhecida como Layout.

Arte final
Trabalho preparado / finalizado para entrar em produção (impressão) na gráfica.

Artwork
Qualquer trabalho de arte. Ilustração ou montagem de um anúncio.

Banner / Galhardete
Tipo de material publicitário essencialmente promocional, confeccionado em lona, plástico, tecido ou papel, que são expostos geralmente pendurados em pontos de venda, exposições e demais eventos.

Banner Digital
Os banners digitais também tem intenção promocional. Geralmente são utilizados em espaços destinados para esse fim em sites na internet. Podem ser estáticos, animados e/ou interativos. Também é um termo usado para publicações em redes sociais.

Bitmap
São imagens compostas por um mapa de pontos (pixels). Esses pixels são pequenos quadrados individuais que quando unidos compõem uma imagem. Imagens de alta resolução geram arquivos grandes.

Branding É a gestão da marca (em inglês, brand) com um conjunto de ações e atividades que melhorem sua percepção junto ao consumidor. Vai desde estratégias de marketing, padronização do atendimento, projetos de design, identidade visual e outros tipos de pontos de contato da marca com o consumidor.

 Brainstorm
Técnica, realizada através de uma dinâmica de grupo, para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

Briefing
É a coleta de informações necessárias para o desenvolvimento de qualquer projeto. No briefing deve conter: dados do cliente, análises de mercado, público alvo, concorrência, etc

Campanha
Conjunto de peças de propaganda de um produto, serviço, marca ou empresa, que segue o mesmo conceito.

Deadline
Termo muito utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer projeto. Significa prazo limite ou final, em inglês.

Diagramação
Atividade / técnica de organizar os elementos que compõe um layout.

Diretor de arte
Profissional de criação especializado em desenvolver a parte visual e gráfica das peça publicitárias.

Domínio
O domínio é um nome único e exclusivo que serve para localizar e identificar você ou sua marca na web. É o que aparece após o www. em sites ou após o @ em e-mails. Ou seja, é o suamarca.com.br.

DPI
Dots per inch (Pontos por polegada). Serve para medir a resolução de impressão de uma imagem. Quanto mais DPIs uma imagem tiver, mais detalhe e qualidade a imagem tem.

E-mail marketing
Material de propaganda enviado por e-mail ao mesmo tempo para uma base de clientes

Fee
Tipo de contrato que estipula o pagamento de honorários fixos pelos serviços realizados.

Folder
Material impresso com dobras.

Folheto / Flyer
Material impresso de formato livre utilizado para divulgação.

Fonte / Tipo
É um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos.

Freelancer
Profissional que trabalha por conta própria. Trabalho temporário, sem vínculos empregatícios.

Hospedagem
É um serviço obrigatório que permite publicar o site e seus arquivos (layout, imagens, textos) em um servidor de hospedagem contratado. Para que o site e seu sistema fiquem disponíveis para acesso na web em todo o mundo.

Identidade visual
É o conjunto de elementos visuais que compõe a identidade da marca. São as paletas de cores, formas, grafismos, texturas, fontes, ícones e/ou ilustrações que serão utilizados nas aplicações da marca nos seus mais variados pontos de contato onde a identidade visual deve estar presente. Tais como: cartão de visitas, papel timbrado, envelopes, pastas, uniformes, letreiro, website, redes sociais, etc…

Identidade corporativa
Quem a empresa realmente é, seus valores e sua personalidade.

Imagem corporativa
Conjunto das percepções em relação a uma empresa, como a empresa é vista no mercado e que ideia fazemos dela.

Job
Termos amplamente utilizado para nomear qualquer trabalho / projeto.

Layout / Leiaute
É um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma peça gráfica. Engloba todos os elementos, tais como: texto, gráficos, imagens e a forma como eles serão distribuídas / diagramadas em um determinado espaço.

Logotipo
É a representação visual ou gráfica que identifica uma marca, objetivando diferenciá-la dos seus concorrentes, criando uma ligação com os consumidores.

Mailing
Cadastro de nomes e endereços usados para envio de mala direta e e-mails marketing.

Marca
“Marca é a soma intangível dos atributos de um produto: seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca também é definida pelas impressões dos consumidores.” – David Ogilvy

Marketing
“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.” – Philip Kotler

Mídia Eletrônica
São os meios de comunicação eletrônicos: rádio, televisão, cinema e até letreiros e outdoors eletrônicos.

Mídia Impressa
São os meios de comunicação impressos: revistas, jornais, encartes, folhetos e todo tipo de material impresso.

Mídia Outdoor
São os meios de comunicação no espaço urbano: cartazes de outdoor, mobiliário urbano (totens, relógios de rua, pontos de ônibus), busdoor.

Mídia
Termo utilizado para designar os veículos de comunicação. Técnica publicitária que estuda e indica os melhores meios, veículos, volumes, formatos e posições para veicular as mensagens publicitárias. Departamento especializado em mídia nas agências de publicidade. Profissional especializado nas técnicas de mídia.

Newsletter
Boletim informativo direcionado a um público específico, que visa divulgar informações técnicas ou exclusivas.

Portfólio
É um conjunto dos melhores trabalhos já realizados por um profissional ou por uma empresa, reunidos com a intenção de apresentar sua experiência capacidade produtiva. Pode ser impresso, como um álbum, ou digital num site.

Post
Termo utilizado para publicações nas redes sociais e de artigos em blogs.

Prova
É uma impressão de teste de um material que vai ser produzido em larga escala, para ser revisado antes da impressão ou veiculação final.

Público alvo / Target
Grupo de pessoas com determinadas características em comum (idade, sexo, profissão, interesses, etc.), ao qual se objetiva atingir com um plano de comunicação.

Resolução de Imagens
É a capacidade que um sistema de captura /reprodução de imagens tem para reproduzir detalhes. É a relação da quantidade de pontos que formam uma imagem com o tamanho que esta imagem é exibida. Quanto maior a resolução, mais detalhes podem ser reproduzidos.

Rough / Raff
São os rascunhos e esboços de qualquer peça gráfica / publicitária (antes do layout) que mostra como vai ficar no final do processo de criação e produção.

Símbolo
É um sinal gráfico, não tipográfico e exclusivo, figurativo ou abstrato, que representa uma marca.

Slogan
É uma palavra ou frase curta e de fácil memorização, usada com frequência para definir o posicionamento de uma marca na sua comunicação.

Spot
É o formato de comercial específico para rádio.

Storyboard
Esquema ilustrado do roteiro de um filme ou comercial, definindo algumas de suas cenas principais, de modo a facilitar sua análise, aprovação e produção.

Storytelling
Técnica de redação que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes.

Teaser
Mensagem curta que antecede o lançamento de um produto ou campanha publicitária, a fim de gerar curiosidade e expectativa.

Tipografia / Tipologia
é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente. Assim como no design gráfico em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação escrita. Também é o termo usado para definir o estudo dos tipos.

Vetor
São imagens formadas através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas, polígonos, textos, formas preenchidas, etc. Podem ser editados separadamente, ser ampliadas ou reduzidas sem causar perda de qualidade. Geram arquivos menores.

Mais lidas

INÍCIO