Reviews e Indicações

Review “The Big Book”: resumo de conteúdo para novos designers

Na última semana, recebemos da editora Innova Books um exemplar do novo lançamento “The Big Book”. O material tem ganhado repercussão nas redes sociais e em sites de design nas últimas semanas.

Se você já teve conhecimento do lançamento do produto, fizemos uma análise geral do que você poderá encontrar no livro. Vamos aos detalhes:

Descrição geral
O livro se trata de uma obra específica de editoração eletrônica, design gráfico e artes digitais. Mescla conteúdos já conhecidos em bibliografias acadêmicas, mas com um toque mais descontraído.

O autor
Escrito por Dario Pimentel Falleiros, diretor de arte, consultor de marketing e de design. Começou a atuar na área de criação ainda na adolescência, com 13 anos.

Formato e conteúdo
Logo de início você encontrará um prefácio que traz informações relevantes sobre o período de transição em que vivemos, principalmente em relação aos modelos de negócio, tecnologia e formas de trabalho na área criativa, principalmente para profissionais de design. Essas informações são também destacadas na introdução feita pelo próprio autor do livro.

Durante o livro, encontra-se uma linguagem clara e objetiva, alinhada a um conteúdo organizado por tópico, o que para iniciantes, pode ser mais prático. Se você estudou design nos anos 2000, provavelmente irá lembrar de guias que abordavam o início do design na era digital, que traziam assuntos como sistemas de impressão e processos que hoje não se utilizam mais. O “The Big Book” se trata então de um update, digamos assim, para quem deseja cursar web design e design gráfico.

Em relação ao conteúdo, o ponto forte é a grande abrangência, que vai desde softwares a dúvidas comuns da profissão: cursar ou não uma faculdade?, formatos de arquivos, softwares, dúvidas na profissão, quanto cobrar?, computador ideal, histórico de softwares e de tecnologia.

A impressão que temos é que o livro se trata de uma compilação de artigos, com um formato acessível e rápido para ser lido. Sendo assim, não é necessário seguir uma sequência cronológica de leitura.

Dos pontos abordados pelo material, principalmente em relação ao momento atual da profissão, é interessante perceber que as características apontadas condizem em alguns pontos ao que foi levantado por nosso e-book O Cenário do Design no Brasil, principalmente quando se trata das mudanças do perfil do designer.

A publicação também conta com a inserção de urls e imagens em meio ao texto, o que auxilia o leitor a ficar contextualizado com todo o conteúdo. E caso você, iniciante, precisar de um auxílio com alguns termos da área, no fim do livro um extenso glossário irá te ajudar na hora de compreender o texto.

Impressão e acabamento
Em geral, o papel em que foi impresso, assim como a impressão, contam com uma boa qualidade. Falha às vezes em algumas páginas com imagens maiores, mas são raras as vezes.

Características gerais
Acreditamos que o livro pode ser um guia bem interessante para quem deseja reler o histórico da profissão de modo rápido e fácil, mas com o diferencial de insights novos.

Qualidade da bibliografia
O Livro conta com variadas referências bibliográficas e de mercado, que dão um background ao leitor de diferentes fontes. Entre elas, “Pensar com Tipos”, de Ellen Lupton; “O Valor do Design”, de Priscila Farias, pela ADG Brasil; além de produções feitas em congressos acadêmicos de design, como o P&D.

Duas características que poderiam ser melhoradas na obra seria a atualização das fontes. Das mencionadas, a mais atual era do ano de 2008. Além disso, o índice de referenciais não está publicado no formato ABNT.

Informações
Editora: Innova Books
ISBN: 978-85-913036-0-1
Edição: 1ª Edição – 2015
Número de Páginas: 230
Acabamento: Brochura
Formato: 17cm x 22cm x 2cm
Idioma: Português
País de Origem: Brasil

Onde comprar o livro?
Se você tiver interesse em comprar o material, ele está disponível no site oficial do livro.

Atualizado em 10 de dezembro de 2017

Review “The Big Book”: resumo de conteúdo para novos designers

Mais lidas

INÍCIO