Artigos

A interface e os seus conceitos

O que é uma interação e onde a interface está?

Uma interação acontece quando há alguma forma de ligação harmônica entre dois objetos ou pessoas através de um meio de contato onde possam fazer um intercâmbio de suas habilidades, experiências, enfim, onde possam se comunicar de algum modo.

Na informática, esse meio de contato que traduz a informação para nós é de vital importância para uma rápida compreensão e decodificação dessas informações. Sua essência em forma de códigos binários extensos não é de fácil entendimento pelos usuários. Essa tradução, que deve fazer parte da nossa natureza, da nossa cultura e do nosso cotidiano, deve ser facilmente percebida por pelo menos um de nossos sentidos, para que a informação nos chegue de forma clara e objetiva. E a luz que traduz essa complexidade tem um nome: Interface.

Logo a interface humano-computador nada mais é que o meio que possibilita a comunicação física, perceptiva ou conceitual entre o ser humano e o computador. Ela faz parte do nosso cotidiano sempre que um homem tem que interagir com uma máquina, que para executar determinada tarefa deve receber algum comando, alguma informação vinda do próprio ser humano. Essa interação deve ser harmoniosa, agradável e fácil.

A interface tem a função de melhorar e facilitar o contato entre o homem e a máquina e para entendermos esse estudo, devemos ficar atentos a vários aspectos psicológicos, informativos, estéticos e ergonômicos. Em outras palavras, devemos estar atentos ao design das interfaces.

Alguns tipos de interface
A interação entre Homem e o computador está sempre em crescente evolução. Um método que é apontado até mesmo pelos filmes de ficção científica a todo instante.

Interfaces computacionais táteis já são uma realidade e diversas novas formas de interação estão sendo desenvolvidas. Dê uma olhada nessas visões:

Interface de voz
Esse tipo de interface já está bem adiantada nos dias de hoje. Os dispositivos de reconhecimento de voz já estão bem avançados e conseguem traduzir praticamente tudo que o usuário fala e transformar em comando.

Interface Cérebro-Computador
Um tipo de interface bastante audacioso é o sistema de comunicação controlado pela mente. Um dispositivo é colocado na cabeça do usuário e através dos impulsos elétricos que são emitidos pela mente, são definidas as opções de comando.

Realidade Virtual
Essa é considerada uma das formas mais completas de interface com a máquina. Sua interação com a máquina continua sendo mais audiovisual, porém é até difícil saber onde está a interface, já que o usuário “mergulha” dentro de um mundo virtual. Sua aplicação nos dias de hoje é extremamente importante para diversas áreas como treinamento de pilotos e captura de movimentos para filmes, etc. Uma realidade onde você possa interagir com o seu cliente ou vendedor de uma forma que esse relacionamento seja mais pessoal do que apenas uma tela ou uma voz, e sim uma pessoa mesmo entregando um documento ou conversando com a outra mesmo estando a quilômetros de distância.

Conclusões
Agora, depois dessa lida rápida nessa matéria, você consegue perceber que as interfaces mostradas em filmes como Matrix nem estão tão longe de se tornar realidade. A interface pode chegar a um nível tão impressionante que o virtual realmente irá se confundir com a realidade, e nesse caso não haverá mais distâncias nem limites para a própria interação.

As opiniões expressas no artigo são de responsabilidade do autor

Mais lidas

INÍCIO