Notícias

Design gráfico inclusivo no livro “Adélia”

A designer gráfico Wanda Gomes é pioneira no “design gráfico inclusivo” no Brasil há mais de 10 anos. Autora da Coleção “Adélia”, em parceria com Lia Zatz e a ilustradora Luise Weiss, a coleção já conta com 3 títulos: “Adélia Cozinheira” (2009/2010), “Adélia Esquecida” e “Adélia Sonhadora” (2011/2012), totalizando a tiragem de 9 mil exemplares.

Capa do livro "Adelia Cozinheira"

Livro Adélia Cozinheira da Coleção Adélia

A coleção é inclusiva, pois é dirigida para todas as crianças e não apenas para crianças deficientes visuais. Para essa coleção, a designer Wanda Gomes criou um inovador sistema de impressão em Braille, o sistema Braille. BR® (foto abaixo).

Impressão em BrailleBR

Impressão em BrailleBR (Reprodução).

A impressão offset combinada com o Braille.BR®, permite uma imersão total na leitura, tanto para crianças e familiares com deficiência visual ou não. Além disso, conta com uma impressão especial de texturas, relevos e aromas, diferenciando enormemente os livros de outras impressões em Braille tradicionais.

Sucesso no Brasil, a coleção procura novos mercados internacionais, em especial, o mercado latino-americano nos Estados Unidos e os países de língua espanhola.

A designer já participou de dois eventos internacionais ligados à produção cultural, na Argentina e Colômbia, e duas vezes da Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México, onde a versão em português foi um sucesso e chamou a atenção de editoras em espanhol.

Agora, para chegar a esse mercado, ela lança a campanha “Adélia cozinheira” no Catarse, site brasileiro de financiamento coletivo, esperando arrecadar o valor necessário para imprimir 500 exemplares em espanhol, para levar a duas feiras internacionais de livros, para as quais já foi convidada.

Designer

Designer gráfico inclusiva Wanda Gomes (Reprodução).

 

 

 

 

 

 

 

A campanha está no ar do dia 24 de abril até 8 de junho.

Veja a campanha do Catarse Adélia Cozinheira

INDIQUE UMA ESCOLA!

Acreditamos no poder da colaboração e doação, não apenas no apoio econômico.

Você sabia que pode indicar uma escola e a cada R$ 500 arrecadados, doaremos um livro inclusivo da coleção Adélia.

Mais lidas

INÍCIO