facebook
Profissão

Reclamação x oportunidade

Nessas três décadas de meu estúdio, se for contabilizar o que o pessoal da área fala, o prato da balança infinitamente mais pesado é o das reclamações.

Reclamamos muito e tiramos muito pouco proveito das oportunidades que pegam carona nessas reclamações.

Que tal se ao invés de reclamarmos quando o cliente manda arquivos do logo em doc, enxergássemos ali uma oportunidade de ganhar dinheiro finalizando um vetor novinho em folha para ele?

Que tal se ao invés de reclamarmos do cliente que não pagou, enxergássemos ali uma oportunidade de rever nossa conduta comercial, adotando posturas mais profissionais e que nos dessem garantias?

Que tal se ao invés de reclamarmos dos trabalhos especulativos, enxergássemos ali uma oportunidade de virar as costas e simplesmente ignorar aquilo?

É que cada vez que reclamamos, adicionamos mais peso àquele prato tão negativo da balança. Deixamos nossa profissão mais feia aos olhos do mundo e, principalmente, aos nossos olhos.

Precisamos começar a entender que a profissão de designer não é feita de fora pra dentro. Somos nós os responsáveis por construí-la diariamente por meio dos nossos atos, atitudes, posicionamentos e até mesmo pensamentos.

Vamos aprender a ver oportunidades onde muitos enxergam apenas reclamações. Virar o jogo só depende de nós.

Artigo escrito pelo designer Morandini.

Mais lidas

 

100porcentodesign culturedrawgkpgkpuncod
INÍCIO